TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROJETO DE TRABALHO: APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  21/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO: APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Manaus – AM

2021

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP, referente ao curso de graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Manaus – AM

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVOS GERAIS        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 DESENVOLVIMENTO        5

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        6

3.2.1 Ambientes e público-alvo        7

3.2.3 Propostas de ação e estratégia didática        7

3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma        11

4 AVALIAÇÃO        12

4.1 RESULTADOS ESPERADOS        13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

A floresta amazônica, gigante e rica em diversidade, abrange mais de 59% do território brasileiro, o que, segundo a Imazon, representa 67% das florestas tropicais em todo mundo. Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia possui a maior biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. Tamanha é a importância da floresta para o mundo todo que se faz extremamente necessário o conhecimento a respeito do Meio Ambiente e suas formas de conservação.

Mesmo que inegavelmente a Amazônia deva ter um foco especial quanto ao cuidado e preservação, segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), no ano de 2021 entre os meses de janeiro e os primeiros dias de novembro foram registrados mais de 14 mil focos de incêndio.

Por isso se faz necessário a integração do tema transversal, neste caso o meio ambiente, com os demais componentes curriculares do aluno desde a sua infância. É necessário desmistificar as disciplinas científicas e adaptá-las também à vida cotidiana, sem deixar de lado os assuntos base da grade curricular dos alunos (BUSQUETS, 1997).

É possível que haja resultados satisfatórios de todos os alunos, desde que seja criado um ambiente propício ao aprendizado sem coagir o estudante. Dessa forma tanto o ensino quanto aprendizado dos assuntos relacionados à ciência ocorrerão de forma ativa e eficiente (PIAGET, 1952).

Boa parte da floresta amazônica encontra-se no Amazonas, estado no norte do Brasil que abriga os ambientes educacionais apresentados nesse projeto. Por isso se faz necessário o conhecimento da população local quanto aos assuntos relacionados ao meio ambiente.

Em razão destes motivos apresentados, o projeto presente visa utilizar um ambiente não escolar em conjunto com o ambiente escolar, para que haja a participação ativa dos estudantes do ensino fundamental na compreensão quanto aos temas apresentados e também para que haja a consciência de que outros locais também podem ser aproveitados para fins educativos. Serão ministrados conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e História, utilizando o tema transversal sobre o meio ambiente.

Este projeto tem como público alvo a turma de 5º ano do ensino fundamental do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho. Será aproveitado o espaço do Centro Cultural Palácio do Rio Negro que tem a possibilidade de trabalho dentro do espaço cultural e ao ar livre, no Parque Senador Jefferson Peres, que está localizado logo atrás do prédio.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar o desenvolvimento intelectual dos alunos e promover conscientização a respeito dos temas propostos. Utilizar os ambientes, escolar e não escolar, buscando seu aproveitamento máximo para que haja consistência no aprendizado da turma.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Perceber a importância do meio ambiente para a vida na Terra;

- Compreender seu papel na preservação do meio ambiente;

- Relacionar problemas na conservação do ambiente às soluções;

- Desenvolver habilidades de fala, escrita, pensamento crítico e elaboração de argumentos;

- Aprender formas de conservação do meio ambiente que podem ser aplicadas na vida cotidiana;

- Reconhecer a importância dos centros culturais.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para que o tema seja devidamente aproveitado e aconteça de forma interdisciplinar, é necessário que haja uma boa metodologia e profissionais conhecedores de formas distintas de abordar este assunto não somente nas matérias de ciências naturais (OLIVEIRA, 2000).

Devido à urgência do assunto, é preciso que o corpo de professores faça a interação de sua disciplina com os temas transversais, neste caso o meio ambiente, de forma mais frequente para que haja a conscientização do que importa à sobrevivência da humanidade (VIANA, 2006).

Nessa direção, a educação deve se orientar de forma decisiva para formar as gerações atuais não somente para aceitar a incerteza e o futuro, mas para gerar um pensamento complexo e aberto às indeterminações, às mudanças, à diversidade, à possibilidade de construir e reconstruir num processo contínuo de novas leituras e interpretações, configurando novas possibilidades de ação (JACOBI, 2004, p. 29)

Para que haja compreensão total do aluno, faz-se necessário que haja também a ambientação dos temas propostos com a realidade do cotidiano do aluno. Por isso o projeto apresenta a construção da ideia até a ação desde o ambiente escolar até o ambiente não escolar, para que o aluno compreenda que este assunto não pertence somente ao local tradicional de ensino. A inteligência é uma adaptação e devido a isto é imprescindível que seja feita a acomodação perfeita para que nada modifique os esquemas do discente (PIAGET, 1957, p. 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com