TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Em Língua Portuguesa

Por:   •  18/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  6.746 Palavras (27 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS CAMOCIM

Licenciatura em Letras Português e Inglês e suas Respectivas Literaturas

                               

MOACIR CARNEIRO FEIOZO FILHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM LÍNGUA PORTUGUESA

CAMOCIM – CE

2018

        

                                     

MOACIR CARNEIRO FEIOZO FILHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM LÍNGUA PORTUGUESA

Relatório de estágio em Língua Portuguesa apresentado ao curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE - Campus Camocim, como requisito de avaliação para a disciplina Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa sob a orientação das professoras Ma. Angelane Faustino Firmo e Ma. Clarice Santiago Silveira.

   

                CAMOCIM - CE

2018


LISTA DE QUADROS[pic 2]

QUADRO 1 ..................................................................................................................8

QUADRO 2 ................................................................................................................12


SUMÁRIO[pic 3]

1        INTRODUÇÃO        3

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

3        METODOLOGIA        7

3.1        SÍNTESE DAS AULAS DE OBSERVAÇÃO        7

3.2        SÍNTESE DAS AULAS DE REGÊNCIA        11

4        RELATÓRIO DE ESTÁGIO E OBSERVAÇÃO        15

5        REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE O ESTÁGIO DE REGÊNCIA        17

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

ANEXOS        20

APÊNDICES        31


  1. INTRODUÇÃO

A realização do estágio supervisionado II em Língua Portuguesa possibilita ao acadêmico de Licenciatura em Letras refletir sobre os erros e acertos do estágio supervisionado I, vivenciado no semestre anterior, e assim despertar uma maior confiança e redescoberta da profissão de ser professor, e contemplar a todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

O presente relatório de estágio da disciplina Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa, sob a orientação das professoras Ma. Angelane Faustino Firmo e Ma. Clarice Santiago Silveira tem como objetivo identificar os principais aspectos relacionados à docência de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, como também observar planejamentos, recursos utilizados, currículo adotado, avaliação escolar, a integração com a turma e com o docente supervisor local de estágio.

Este documento está divido em Introdução, Fundamentação Teórica com conceitos de Saussure (2014), Bagno (2013) e com os estudos do pedagogo Libâneo (2015) acerca do desenvolvimento cognitivo da criança, é utilizado também os preceitos da LDB – Lei nº 9.394/96 (1996) apontando a obrigatoriedade do estudo de Língua Portuguesa nas escolas, na sequência, há Metodologia, Relatório de Estágio de Observação, Reflexão e Análise sobre o estágio de regência, Considerações Finais, Apêndices e Anexos, para que possibilite uma lisura em seu entendimento e assim a evolução do acadêmico do curso de Licenciatura em Letras em seu âmbito educacional e profissional.

O estágio acontece na Escola de Tempo Integral Municipal – ETIM Coronel Libório Gomes da Silva, situado na Rua Humaitá, Bairro Brasília, no município de Camocim - CE, nas turmas de 8º ano A e B, e 9º ano A e B, no turno matutino, sob a supervisão das docentes Antônia Ribeiro da Silva (8º ano A e B) e Miriâni Ferreira Matos Monção (9º ano A e B). O estágio consta de uma duração de 80 (oitenta) horas divididas da seguinte forma: 12 (doze) horas de observação e 24 (vinte e quatro) horas de regência em turmas de 8º e 9º ano.

Consoante ao exposto, este relatório finda as etapas de observação e de regência nos anos finais do ensino fundamental, enquanto capacita e proporciona experiência, em sala de aula, ao estagiário, para os estágios no ensino médio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A língua portuguesa é dotada de aspectos socioculturais, em que a língua falada difere da escrita, fazendo-se necessário estudá-la em todos os campos em que está presente, na linguagem formal e informal.

Saussure (2014) afirma que são numerosas as causas do desacordo entre a grafia e a pronúncia, e que a grafia é utilizada para representar a fala, mas que com a evolução da língua, a própria grafia não representa mais o que deveria representar, surgindo assim novas palavras e termos, pois que a língua está em constante processo de evolução e adaptação, enquanto a escrita permanece imóvel.

“Em primeiro lugar, a língua evolui sem cessar, ao passo que a escrita tende a permanecer imóvel. Segue-se que a grafia acaba por não mais corresponder àquilo que deveria representar. Uma notação, coerente num dado momento, será absurda um século mais tarde. Durante certo tempo, modifica-se o signo gráfico para conformá-lo às mudanças de pronúncia [...].” (SAUSSURE, 2014, p.61)

Vale ressaltar que a escrita é criada para representar a fala, não o inverso, e que a língua falada se distingue dentro de uma mesma comunidade de falantes, como também o fato de que com o passar do tempo a grafia é modificada para conformar às mudanças de pronúncia, desse modo pode-se afirmar então, que a linguagem escrita que permanece imóvel, proposta por Saussure (2014), é gramática, e não a escrita de maneira geral, pois que há registros informais em manuscritos, exemplo disso é a lista de compras ou um simples bilhete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (265.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com