TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório O Estágio Pedagógico

Por:   •  7/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  9.298 Palavras (38 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 38

CAPÍTULO I:

  1. INTRODUÇÃO
  1.  Contextualização

O Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de todo um processo que teve início durante a nossa formação inicial e no qual, podemos pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo dessa formação. Este contempla um conjunto de tarefas que proporcionam a organização, estruturação e realização do processo de ensino-aprendizagem (PEA). Estas actividades provocam nos intervenientes, a tomada de consciência de como o ensino é estruturado e de como é realizado e, é neste momento que temos que ter consciência da importância dos conhecimentos adquiridos e da sua aplicação em situações reais de leccionação.

O presente relatório final enquadra-se na cadeira de Estágio II do curso de Licenciatura em Ensino de Línguas Bantu da faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. No final do quarto ano deste curso, o estudante estagiário foi inserido no núcleo de estágio do Instituto de Formação de Professores da Matola com mais uma colega, formando junto com o Formador Atanásio Majuisse, orientador hospedeiro, e com Mestre Félix Tembe, supervisor da faculdade e professor do estágio.

  1.  Objectivos

A elaboração deste relatório final apresentará uma descrição dos principais trabalhos realizados ao longo do ano lectivo e uma reflexão crítica, onde serão também referidas as várias experiências vividas durante a intervenção pedagógica. Detalhadamente, o presente relatório apresenta os seguintes objectivos:

  1. Objectivos Gerais
  • Apresentar uma descrição do decurso do Estágio Pedagógico (EP);
  1. Objectivos específicos
  • Descrever, em linhas gerais, todo o Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) adquirido nas PP’s;
  • Analisar criticamente as PP’s realizadas;
  • Reflectir sobre o PEA assistido no período do Estágio.

  1.  Problematização

As práticas pedagógicas são fundamentais para um professor, daí que há necessidade de descrever devidamente as suas contribuições. Sem esquecermos de referir que as práticas pedagógicas constituem uma acção do professor que assume a função de guia reflexivo, ou seja, que ilumina as acções em sala de aula e interfere significativamente na construção do conhecimento do aluno. Ao realizar essa tarefa, o professor proporciona reflexões sobre a prática pedagógica, pois, parte-se do pressuposto de que ao assumir a atitude problematizadora da prática, modifica-se e é modificado gerando uma cultura objectiva da prática educativa.

Neste contexto, o presente relatório deverá responder quais foram as experiências adquiridas durante as práticas pedagógicas realizadas no Estágio Pedagógico (EP)?

Mas para se responder a esta questão, deverá, em primeiro lugar, descrever os antecedes do EP, o próprio EP, bem como as experiências adquiridas durante o EP. Ao se descrever estes pontos ter-se-á alcançado o objectivo geral do presente relatório.

  1.  Hipóteses

Para responder às questões apresentadas na subsecção anterior, elaboramos as seguintes hipóteses:

H1: O EP ficou marcado por ligeiro atraso das actividades devido à razões organizacionais, principalmente, no primeiro semestre, em que não observamos nenhuma aula e, no segundo semestre, começamos no mês de Outubro;

H2: O EP chegou no seu momento mais alto quando começamos a leccionar no Instituto de Formação de Professores da Matola e que a mesma decorreu sem sobressaltos;

H3: Durante o EP foram desenvolvidas competências necessárias, que um professor deve adquirir, para uma adequada condução do processo de ensino-aprendizagem (PEA).


  1.  Relevância do Relatório

O presente documento surge com intuito de mostrar a função do Estágio Pedagógico na formação de um professor reflexivo capaz de lidar com uma realidade de ensino de línguas sob ponto de vista diversificada. Tendo em conta que Moçambique em um país multilingue e multicultural, bem como multiétnico, o EP faz com que o professor seja capaz de lidar com esta realidade em sala de aulas, facto que aconteceu connosco quando estivemos envolvidos na leccionação de aulas de línguas moçambicanas.

Além disso, o professor tem como principal função, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos através da prática lectiva, de acordo com as estratégias pedagógicas definidas no projecto curricular e projectadas na planificação do professor, sempre sustentado nos programas nacionais, embora, precisando de algum reajuste de alguns programas pelo próprio professor.

  1.  Motivação

A principal motivação do presente relatório é o facto de querer aprender encarando a realidade de sala de aulas a execução do trabalho docente, visto que, trata-se de uma novidade por nossa parte, ou por outras, nunca executamos essa actividade docente, nem em contextos privados, nem formais, por isso houve a necessidade de se sentir na realidade o quanto é esta actividade. Porém, motivou-nos ainda mais o facto de termos encontrado um módulo por leccionar que está ao nosso nível de conhecimento, isto é, toda a matéria contida nele é uma súmula de tudo aquilo que já aprendemos na nossa faculdade.

  1.  Metodologia

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Para a elaboração do presente relatório utilizamos os seguintes métodos de pesquisa:

  1. Observação que tem a ver com a obtenção de informações sobre a realidade por intermédio dos sentidos (visão, audição, tacto, etc.);
  2. Pesquisa bibliográfica que tem como objectivo reunir toda a bibliografia possível sobre o tema estudado, desde publicações escritas até as comunicações orais. Visa pôr o pesquisador em contacto com o que foi dito, filmado e, principalmente, escrito sobre determinado assunto, portanto, oferece meios para a solução de problemas já conhecidos, possibilitando o exame de um tema sob novo aspecto ou abordagem;
  3.  Método Reflexivo que são procedimentos de reflectir sistemática e fundamentadamente sobre o processo de formação de professores de línguas e de outros agentes visando à descrição do processo para tomada de consciência da abordagem e competências para ensinar e aprender num dado momento da trajectória profissional ou de aprendizagem no caso dos alunos.

  1.  Revisão da literatura

O relatório é um género textual-discursivo em que se expõe por escrito uma actividade ou situação. De acordo com a finalidade, há muitos tipos de relatório. P.e: Relatório de contas; Relatório médico; Relatório de aulas práticas; Relatório de visita de estudo; Relatório de estágio pedagógico; etc. 

O relatório deve ser, textualmente: Sintéctico e descritivo, isto é, mais conciso e elaborado a partir de DCs, RMs, FOA, FAA, IQ, entre outras constatações; Crítico e reflevixo que é a reflexão profunda a partir dos documentos acima e outras constatações; Científico, isto é, sustentação dos itens acima na base da confrontação dos autores consultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)   pdf (335.1 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com