TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pcc – 1° Semestre Memória E Patrimônio Escolar

Por:   •  2/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM LETRAS

RELATÓRIO PCC – 1° SEMESTRE

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO ESCOLAR

Prática como componente curricular

Karita Leonaria da Silva / 2313838

ITABERAÍ - GO

Maio, 2023

1. INTRODUÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS DA ESCOLA Nome da instituição: Colégio Estadual Benedito Brás; Endereço: Av. Goiás, n°1207, Centro; Data de fundação: 28/05/1971; Público-alvo atendido: Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e médio (1° ao 3° ano); Caracterização geral da escola: a) Quantidade de alunos: Total de 292 alunos divididos nos turnos matutino e vespertino; b) Quantidade de salas de aula: 9 salas de aula; c) Quantidade de professores: 10 professores; d) Quantidade de profissionais administrativos e de agentes de apoio: 11 profissionais administrativos e 15 agentes de apoio; e) Ambientes existentes na escola: Total de 28 ambientes; Caracterização física da escola: 1. Tipo de construção (alvenaria, madeira e outros): Alvenaria tradicional;

INFORMAÇÕES GERAIS DO ENTREVISTADO Função que desempenha na escola: Secretário; Tempo de atuação: 20 anos trabalhando no administrativo e 2 anos como secretário.

3

2. PORTIFÓLIO Americano do Brasil é uma pequena cidade, fundada pelo senhor Benedito de Almeida Lara, mais conhecido como Benedito Brás. Em 1955, preocupado com a educação das crianças, Benedito decide fundar uma escola, na época comandada pela professora Dirce Stanislau. A princípio a escola possuía péssimas condições, funcionando em uma casa de pau-a-pique, com chão de terra batida e os assentos utilizados pelos alunos eram tocos de madeiras enfiados no chão. A primeira sede da escola recebeu o nome de ‘’Escola Reunida de Olhos D’água’’, que era como o munícipio se chamava na época, e teve duração de 1 ano, pois logo em seguida o número de crianças foram aumentando, o que tornou necessário a construção de mais uma sala; assim a escola passou a se chamar ‘’Grupo Escolar Almir Turisco de Araújo’’ em homenagem ao deputado federal da época. Com o passar do tempo mais algumas ampliações foram feitas na escola, até que se tornou uma extensão do Colégio Estadual Rosa Turisco da cidade de Anicuns, passando a se chamar então ‘’ Grupo do 1° Grau Benedito Brás’’ em homenagem, ao fundador do munícipio da cidade. Alguns anos se passaram e a escola voltou a ser ampliada, deixando de ser uma extensão, para se tornar agora Colégio. O Colégio estadual Benedito Brás é ate os dias de hoje o maior colégio da cidade, atendendo alunos do 6° ano ao 3° ano do ensino médio. Em 2011 foi realizado um projeto para substituição da sede da Colégio por meio do estado, mas em 2013 as obras foram paralisadas por falta de pagamentos. Algumas partes foram demolidas, restringido o acesso dentro da escola; ficando então uma pequena parte para uso dos alunos e funcionários. Um ano depois todo o colégio foi demolido e os alunos começaram a estudar em salas modulares (containers). Apenas em 2020 as obras foram finalizadas e entregue novamente aos estudantes que se encontram satisfeitos com as benfeitorias oferecidas e o novo ambiente além de seguro e adequado, se apresenta muito acolhedor.

4

IMAGEM 01: Benedito Brás e sua esposa Dona Messias.

Fonte: Arquivo do Colégio Estadual Benedito Brás.

IMAGEM 02: Grupo Escolar Almir Turisco de Araújo.

Fonte: Arquivo do Colégio Estadual Benedito Brás.

IMAGEM 03: Escola Estadual de 1° Grau Benedito Brás. Fonte: Arquivo do Colégio Estadual Benedito Brás.

5

IMAGEM 04: Desfile de 7 de setembro de 1975. Fonte: Arquivo do Colégio Estadual Benedito Brás.

IMAGEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com