TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado I

Por:   •  24/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

1 - INTRODUÇÃO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, o qual funciona em turno integral, localizado no município de São José/SC, e mantido pela Prefeitura Municipal. No dia 27/04 foi realizado o primeiro contato com a escola para tratar do estágio de observação, o qual seria de 20 horas semanais, com uma turma de 25 alunos entre 5 anos completos e 6 anos incompletos; sendo analisado o Projeto Pedagógico da escola e nos dias restantes o acompanhamento em sala de aula, até o dia 05/05/2017, especificamente no período vespertino. O estágio de docência em Educação Básica foi realizado no Centro Educacional Luar, localizado no mesmo bairro e município, mantido também pela Prefeitura Municipal de São José nos dias 02/05 até o dia 12/05/2017, especificamente no período matutino, o qual seria de 32 horas semanais, com uma turma de 25 alunos de 7anos. Em ambas escolas, a maioria dos alunos são provenientes de famílias de baixa renda e são moradores próximos às escolas. Os primeiros contatos com as Direções Escolares são importantes para que se possa averiguar como está o andamento das atividades pedagógicas e a interação com os profissionais e alunos dessas escolas. Essa etapa do estágio supervisionado tem como objetivo possibilitar a aproximação com a realidade escolar, pois cada escola possui suas especificidades e torna-se importante compreender seu funcionamento para que todas as dúvidas sejam sanadas e a qualidade do estágio seja a melhor possível para o futuro profissional.

A necessidade dessa experiência de observação em sala de aula para o aprimoramento dos estudos, aliando a teoria com a prática é importante nesta etapa da formação acadêmica e profissional do futuro professor, pois o objetivo maior é observar a prática da professora regente em conformidade com seu plano de ensino, assim como analisar as teorias desenvolvidas na graduação postas em prática, pois, de acordo com Daniele Farfus, p.81, (...) o processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação requer, atualmente, o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva.

Estar presente numa sala de Educação Infantil é sem duvida um grande desafio, pois o contato com as crianças em pleno estágio de desenvolvimento reflete o quanto é necessário estar preparado para ajudá-las na sua formação psico-físico-afetivo e social, pois são elas que serão o futuro da sociedade, portanto, devem ser bem preparadas para assumir o importante papel de cidadão. De acordo com Lima apud Cartaxo, p.97,

“Entende-se, desta forma, que a ação voltada à criança de zero a seis anos, considerando os parâmetros estabelecidos pelas especificidades biológicas e culturais deste período de desenvolvimento, envolva a coletividade, mobilize os instrumentos culturais disponíveis, não dicotomize a educação e a saúde e entenda a cultura como parte fundamental das praticas que envolvem a criança pequena.”

A metodologia adotada pela professora regente da turma da Educação Infantil chamou a atenção devido ao entrosamento com seus alunos, o diálogo constante, clareza na explicação das atividades a serem realizadas e o uso de materiais estratégicos para o desenvolvimento das mesmas. Neste sentido, uma metodologia dinâmica, priorizando o trabalho coletivo, a interação entre professora e alunos, a boa convivência escolar, o aprendizado dos conteúdos básicos e a necessidade de impor limites de forma afetiva são etapas fundamentais para o desenvolvimento da Educação Infantil.

Estar presente numa sala de Ensino Fundamental das séries iniciais de 2º ano traz grandes observações a serem feitas, pois nessa etapa os alunos estão desenvolvendo o processo da alfabetização e, isso exige mais habilidade do professor titular paro o encaminhamento das atividades, o gerenciamento do tempo pedagógico na sala de aula, uma metodologia que atenda as dificuldades de todos e proporcione a melhor aprendizagem da turma. Neste sentido, a atuação da professora titular destacou-se pela sua capacidade de articulação com a sua turma, demonstrando facilidade na explicação das atividades e acompanhamento individual de seus alunos. A aula, portanto, de acordo com Barttnik, p.60, (...) é um momento em que concomitantemente o professor elabora suas atividades de ensino e nelas insere elementos da prática social ao contextualizá-la e articulá-la aos conteúdos científicos; enquanto o aluno se apropria desses conhecimentos, relaciona-os com os que ele já tinha sobre o tema e constrói novas sínteses (...).

Dessa forma, o planejamento do professor é de fundamental importância, pois ele nos indica a direção a ser seguida. Ele deve ser bem elaborado, flexível para se adaptar as necessidades de aprendizagem das crianças, garantindo assim, a construção do conhecimento pelas mesmas e a possibilidade de avaliação contínua do professor na execução de seu trabalho pedagógico. Bem como, haja aprimoramento do estágio realizado e suporte para o desenvolvimento do profissional que está se formando. Segundo Vasconcelos (1996), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e intencionalidades, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

No decorrer deste Relatório de Observação na Educação Infantil e Ensino Fundamental serão apresentados os objetivos gerais e específicos, contextualização do campo de estágio, contexto geral das turmas, planos de aulas, metodologia de intervenção, aprofundamento do tema e dos conteúdos e detalhamento da ação educativa.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DA 1ª ETAPA DE ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida, rua Vereador Pedro Medeiros, S/N, bairro Dona Wanda, São José/SC, CEP: 88115-250. E-mail: ceinsaparecida@hotmail.com, telefone: (48) 3258 4496. Horário de funcionamento: 07:45 H às 18:45 H, período integral, atendendo crianças de 3 a 6 anos, num total de 112 crianças, distribuídas em grupos conforme a idade, sendo: 25 no grupo V, horário integral (5 e 6 anos), 25 no grupo VI, meio período ( 4 anos), 20 no grupo IV, horário integral, e 13 no grupo misto (3 e 4 anos), horário integral.

A instituição possui em seu quadro funcional: 04 salas de aula, 01 sala de professores, 02 banheiros coletivos com chuveiro para as crianças, 01 banheiro para os professores, 01 área coberta, 01 secretaria escolar conjugada com o refeitório, 01 parque arborizado equipados com cozinha, brinquedos, areia. E no quadro humano: 01 diretora, 02 auxiliares de ensino, 02 serviços gerais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com