TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Federal de Lavras – UFLA[pic 1]

Departamento de Ciências Humanas - DCH

Relatório de Estágio Supervisionado I

Josiane Muniz Franco Pala

Turma 112 – Cambuí

Lavras

2014

Universidade Federal de Lavras – UFLA[pic 2]

Departamento de Ciências Humanas – DCH

Relatório de Estágio Supervisionado I

        

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Letras Português da Universidade Federal de Lavras, como requisito parcial para o cumprimeto do Estágio Supervisiondado de Língua Portuguesa e suas Literaturas I.

Prof. Orientador: Rodrigo Garcia Barbosa

Coordenador de Estágio: Pauline Freire Pimenta

UFLA - Lavras

2014

Dedico este trabalho aos meus pais que são a razão da minha vida, ao meu esposo que esteve ao meu lado e nunca mediu esforços para me ajudar e aos meus professores que me ensinaram a não desistir de meus sonhos. Obrigada por tudo!


Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus pelo cuidado e pela força que tem me dado todos os dias. Agradeço também ао mеu esposo, Paulo Cesar, quе dе forma especial е carinhosa mе dеu força е coragem, mе apoiando nоs momentos dе dificuldades, quero agradecer também аs minhas professoras da Educação Básica, Izabel Cristina е Rosimar, quе embora nãо tivessem conhecimento disto, são em grande parte, responsáveis pela minha escolha. Е nãо deixando dе agradecer meus pais, Virgilio е Manoela, а quem еu rogo todas аs noites а minha existência.


“Foi buscando acertar que às vezes eu errei
Mas quem pode acusar sem tentar compreender”.

Guilherme de Sá


Sumário

INTRODUÇÃO        

DOCUMENTOS        7

DESENVOLVIMENTO        14

1 – O CONTEXTO ESCOLAR        14

2 – AS PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE EM SALA DE AULA.        

REGISTRO DE ATIVIDADES NA ESCOLA        

SEQUÊNCIA DIDÁTICA        21

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        25


INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é consolidar os conhecimentos adquiridos durante os estudos das disciplinas que fazem parte do Curso de letras Português da UFLA.

O estágio é uma ferramenta que permite atuar diretamente no cenário de trabalho, enfrentando situações que não podem ser reproduzidas na teoria. O contato com diferentes técnicas e realidades do ambiente escolar propicia a aquisição de novas experiências. É também uma fonte de produção de conhecimento, e um poderoso articulador da relação teoria-prática na nossa formação, promovendo a capacitação profissional e a integração no mercado de trabalho.

O Estagio Supervisionado I foi realizado na Escola estadual “Rui Barbosa” em Campestre MG. É uma escola que atende ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio e também na modalidade EJA. Funciona em três períodos: manhã, tarde e noite.

A observação de uma rotina de sala de aula proporciona uma ampla visão de como se dá de fato a prática pedagógica e de como é encantador o mundo real da sala de aula, além da oportunidade de acompanhar diversas etapas do desenvolvimento e execução do currículo da escola.

"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001, p.241).

         O presente relatório tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado, os desafios e as soluções encontradas, as intervenções pedagógicas, bem como as opções teóricas metodológicas que o fundamentaram.

Considerando o cenário atual, onde a educação é urgente e necessária, o estágio permite a compreensão das ações exercidas na instituição de ensino, proporcionando uma percepção da realidade e como enfrentar os desafios que virão pela frente.

Documentos

Termo de compromisso

Plano de Estágio


Ficha de controle de carga horária 1

Ficha de controle de carga horária 2

Ficha de controle de carga horária 3

DESENVOLVIMENTO

1 – O contexto escolar 

A Escola Estadual “Rui Barbosa” atende aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três períodos. Possui uma extensa estrutura física, é muito bem localizada e tem um ambiente bastante agradável, com rampas facilitando a acessibilidade. O prédio é conservado e o mobiliário adequado, proporcionando assim uma boa comodidade ao discente.

Possui quinze salas de aula em funcionamento atendendo a vinte e cinco turmas dividas entre os turnos matutino, vespertino e noturno. Uma sala de informática do PROINFO, uma biblioteca bem equipada e uma sala de televisão. Tem cozinha, sala para os professores, sala para direção e sala para supervisão, além da secretaria. Conta ainda com um galpão poliesportivo onde são realizadas as aulas de Educação Física e eventos da escola ou da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (279.9 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com