TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio sobre olhar de Vygotsky

Por:   •  16/5/2016  •  Artigo  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

FACULDADE DE LETRAS

ANA PAULA VITALINO NORONHA

SHIERLY MARIA SOUSA NUNES

ANÁLISE DO ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO

 

CASTANHAL

2016

ANA PAULA VITALINO NORONHA

SHIERLY MARIA SOUSA NUNES

ANÁLISE DO ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO

Paper apresentado para a disciplina de Psicolinguística, da Universidade Federal do Pará –
UFPA, no curso de graduação de Letras/Português, sob orientação da professora: Msc. Mariza Guedes.

CASTANHAL

2016

SUMARIO

RESUMO...................................................................................................4

INTRODUÇÃO..........................................................................................5

ANALISE DAS AULAS.............................................................................5

ANALISE DAS AULAS SOBRE OLHAR DE VYGOTSKY......................8

QUAL O PAPEL DA LINGUAGEM..........................................................8

TROCAS SOCIAIS...................................................................................9

QUAL O NOSSO COMPROMISSO COMO DISCENTES......................10

FUNÇÕES PSICOLÓGICAS.................................................................10

PROCESSO DE PESSAMENTO..........................................................11

O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM.................................11

VYGOTSKY E A AQUISIÇÃO..............................................................12

CONCLUSÃO.......................................................................................13

REFERÊNCIA.......................................................................................13



Resumo

O presente trabalho surgiu a partir da disciplina intitulada “Psicolinguística”, ministrada pela Profa. MSC. Mariza Guedes, no curso de Letras da universidade Federal do Pará (UFPA).  Para atender aos objetivos deste estudo utilizou-se da pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e de campo para que pudéssemos ter uma visão de como estão sendo aplicadas as metodologias de ensino nas aulas de Língua portuguesa, sendo a aprendizagem uma experiência social que é mediada pela interação, sabendo que, segundo Vygotsky, esta interação deve ocorrer em uma zona de desenvolvimento. Partindo disto, neste trabalho, temos o intuito de nos focarmos em analisar como as concepções de Vygotsky contribuíram para o desenvolvimento, bem como apontar se o professor de Língua portuguesa tem domínio e se de fato conhece essas concepções. Com isto delimitaremos os principais pontos do estudo, o qual se trata o relato com perspectiva de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola Municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Castanhal/PA. Primeiramente iremos fazer uma análise utilizando o Estagio de observação em uma escola municipal na cidade de Castanhal/PA, dessa formar buscaremos perceber a
presença das ideias de Vigotsky na educação atual, logo após iremos relatar suas hipóteses com fundamentos teóricos em diferentes artigos já publicados sobre o referente assunto. O trabalho tem por objetivo identificar a linha de
pensamento de Vygotsky e observação considerando se esta ainda cabe nos dias de hoje e como está sendo utilizada pelos educadores.
[pic 2]

Palavras – chave: Aprendizagem, Desenvolvimento, Aquisição.

[pic 3]

Introdução

 A idealização de pesquisar sobre a influencia de Vygotsky na educação apresentou se a partir do momento que começamos a estudar diferentes teóricos e suas colaborações para o desenvolvimento humano na educação, assim despertamos para a curiosidade e dúvidas sobre até que ponto a hipótese de Vygotsky está presente no contexto escolar, se as hipóteses mostradas por Vygotsky é de fato real para ser aplicada na sala de aula. A finalidade de fato do presente paper é verificar e ponderar como as hipóteses de Vygotsky vêm sendo aplicadas no ensino regular. Para a elaboração deste paper foi realizado inicialmente a observação de 12h aula em uma escola municipal na cidade de Castanhal, sendo que iremos relatar apenas 3h aula na turma “B” do 8º ano do ensino fundamental, observamos a metodologia usada pela docente, o progresso da turma, a relação entre discente e docente, procuramos perceber características da hipótese de Vygotsky na aplicação escolar.

 No segundo momento foi feita leitura de artigos relativa ao tema, buscamos pressupostos teóricos, para podermos reconhecer as hipóteses de Vygotsky em relação à interação social, zona de desenvolvimento real e potencial, assim como a utilização de signos e ferramentas, para a valorização da linguagem, ocasionando o conhecimento por meio da internalização.

 

Analise das aulas

As apresentações das informações foram adquiridas no decorrer das observações no período de estágio supervisionado I, voltado para o ensino da língua materna de português no 8º ano, turma “B”, sendo que as observações foram feitas em quatro turmas do oitavo ano “A”, “B”, “C” e ”D”, em uma escola municipal na cidade de Castanhal/PA.

Desta forma este trabalho abordará um pouco da realidade da educação nesta instituição de ensino, observando o rendimento dos alunos durante a execução das aulas e desempenho da professora em busca dos meios necessários para atingir seus objetivos em relação à aprendizagem.

O estágio possibilita aos futuros professores a compreensão das ações praticadas dentro da instituição, assim dando uma prévia da realidade, como também do que nós queremos realmente para a preparação à inserção profissional. Vale ressaltar, que aprendemos observando a docente, porém elaboramos nosso próprio modo de ser um incentivo para a profissão futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com