TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio

Por:   •  24/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12
  1. INTRODUÇÃO

É sabido que são inúmeras as dificuldades e obstáculos que os professores enfrentam em seu trabalho pedagógico na formação dos alunos.

Os alunos justificam que tamanha falta de interesse se dar por conta de aulas repetitivas, sem inovações, sem métodos que chamem a atenção dos mesmos.

Em hipótese alguma, o professor não pode se basear na ideia de que deve somente ensinar o que lhe ensinaram. No entanto, na atualidade, o professor deve usar novos métodos que despertem nos alunos a curiosidade do novo, possibilitando uma nova visão de conhecimento no processo de ensino aprendizagem. Quem sabe assim o aluno deixe de colocar a culpa de que não aprende somente no professor.

O Estágio de observação é a chance que temos de verificarmos como se constrói um espaço de produção de conhecimentos no cotidiano da escola pública, através de um processo de análise e reflexão, nos aproximando da realidade vivida pelos alunos e professores, é quando conhecemos os anseios e as dificuldades encontradas por todos.

É necessário que se tenha uma postura investigativa de atenta escuta interior e exterior durante essas observações, assim será tomado o ponto de partida para que um exercício docente alcance resultados significativos.

 

     

 2. HISTÓRICO DA ESCOLA

2.1 Instalações

O estágio foi realizado com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O estágio do Ensino Fundamental aconteceu no turno Matutino na Unidade Integrada Amélia Mendes Ferreira, localizada na Av. Raimundo Oliveira Roma, bairro Arial, s/n, Chapadinha-MA. Foram observadas as aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

A Escola funciona com todos seus registros regularizados. Atualmente é dirigida pela professora Nályda Luciara Gomes Alves. A mesma funciona nos horários matutino e vespertino, com aproximadamente 290(duzentos e noventa) alunos entre os dois turnos.

A Unidade possui 05(cinco) salas de aula, 01(uma) diretoria, que também  funciona como sala dos professores, 01(uma) cozinha, 01(uma) dispensa, 01(uma) sala de reunião e 01(um) pátio.

A escola dispõe de 01(uma) diretora, 16(dezesseis) professores, sendo 08(oito) no turno Matutino e 08(oito) no turno Vespertino, 04(quatro) vigilantes, 03(três) secretárias e 02(duas) auxiliares de serviços gerais.

A mesma funciona de acordo com os documentos PPP( Projeto Politico Pedagógico), PDE( Plano de Desenvolvimento da Escola) e possui uma parceria com o Conselho Tutelar da cidade de Chapadinha. O INESP da escola é 21139989.

E o estágio do Ensino Médio foi realizado no Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos, localizada na Av. Presidente Vargas, s/n, Centro, Chapadinha-MA. As observações aconteceram nas aulas de Literatura, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

A escola foi fundada no ano de 1948 com autorização para funcionamento de acordo de com as leis cabíveis. Atualmente é dirigida pela professora Leonilia Maria de Jesus Gomes Amorim. A mesma funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, com aproximadamente 1.100( mil e cem) alunos matriculados nos três turnos.

A instituição possui 01(uma) sala da diretoria, 01(uma) sala para os professores, 10(dez) salas de aulas, 01(uma) biblioteca, 01(uma) sala de vídeo, 01(uma) sala de informática, 04(quatro) banheiros, sendo 02(dois) para professores e 02(dois) para alunos, 01(uma) quadra esportiva e 01(um) pátio amplo.

O turno noturno funciona com 450(quatro centos e cinquenta) alunos matriculados, 01(uma) diretora, 01(uma) secretária, 04(quatro) vigilantes, 16(dezesseis) professores e 02(dois) auxiliares de serviços gerais.  A escola funciona de acordo com

 os documentos PPP( Projeto Politico Pedagógico), PDE(Plano de Desenvolvimento da
Escola), Conselho Escolar, entre outros de acordo com a diretora Leonilia Maria.

Para se fazer o diagnóstico é preciso verificar a escola funcionando, o movimento na entrada dos aluno, no pátio, na sala de aula, na hora do recreio, na saída e a estrutura física.

                  O diagnóstico de acordo com Libâneo(1992): “Consiste no levantamento de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e facilitará as alternativas de solução”.

3. O ESTÁGIO

Dia 08 de Maio de 2012 começaram os estágios de observação na rede Municipal de ensino, no Ensino Fundamental, no turno matutino, que se estendeu até o dia 14 de Maio. Um estágio bem proveitoso onde se ver total interação entre professor e aluno. Não só de professor e aluno, mas sim de todos que fazem parte da Unidade.

Como enfatiza Sanny Rosa (2003):

“È na relação professor-aluno que se instaura, de fato, o processo ensino aprendizagem, por isso, sem medo de errar, podemos afirmar que as chances de sucesso ou insucesso do trabalho pedagógico se devem, em grande parte, á qualidade dessa relação”.

Podem-se ver em todas as aulas de Língua Portuguesa alunos participativos, críticos, indagadores e professores totalmente preparados para cada vez mais ajudarem no sucesso desses alunos.

Na Língua Portuguesa os professores trabalham de forma especial a produção de textos, onde foi visto que há um caderno somente para essas produções. E os alunos gostam muito de produzir, ponto este que enche de entusiasmo os professores para cada vez mais se trabalhar com produções.

Segundo Marcos Bagno (1998): “Produzir textos é um método bem eficaz, pois o texto em si, exige que o aluno se revele, pense de maneira lógica, se expresse através da escrita”.

Outro ponto bem importante nesta escola é que os professores procuram desenvolver na sala de aula um ambiente alegre e participativo, assim os alunos se sentem pessoas capazes de agir como construtores do seu próprio conhecimento.

No dia 08 de Maio foram observadas as turmas do 6º ano “B”, com aulas de Língua Portuguesa. O conteúdo abordado foi “Sujeito e Predicado”, onde se percebeu total interação entre aluno e professor, os alunos não se intimidaram com nossa presença e participaram bastante da aula, o professor também trabalhou a “Produção de texto”, outro ponto onde os alunos participaram muito. As observações do dia continuaram no 7º ano, também com a disciplina de Língua Portuguesa. O assunto abordado foi “Os Tempos do Modo Subjuntivo”, e por ser um assunto um pouco complicado, os alunos ficaram meio confusos, mas o professor em momento algum mostrou desestimulado e continuou sua explicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com