TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme “Pro Dia Nascer Feliz”

Por:   •  4/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do filme “Pro Dia Nascer Feliz”

No início, o filme mostra a triste realidade dos estudantes nas escolas públicas, indicando que apenas metade deles conseguem ler e escrever corretamente. As grandes taxas a serem pagas e a pouca quantidade de dinheiro recebido nas escolas, resulta em pouca estrutura do local e saneamento básico. O transporte precário da escola impossibilita o acesso desta para quem mora longe.

A escola de Manari, apresenta uma divisão entre professores que não dão aula e outros que, cumprindo com sua responsabilidade, preocupam- se com o desempenho e aprendizagem do aluno.

O Colégio Estadual Guadalajara fica perto de uma boca de fumo, onde estudantes preferem trocar o colégio para ir até as drogas. Professoras, cansadas da falta de compromisso dos alunos, preferem os aprovar, pois as dependências escolares não compensariam um ano inteiro.

Escolas próximas às comunidades, como na cidade de Itaquaquecetuba, é possível perceber o grande interesse em relação aos alunos, mesmo que alguns faltam com respeito diante dos professores, que acabam sendo desmotivados para continuar trabalhando nesse tipo de ambiente.

A aluna Keila, relata que sente falta da escola, que proporcionava temas para crítica e inspiração para a escrita, também diz que tem falta dos amigos.

Já nas escolas privadas, os alunos são mais responsáveis, na sua maioria, e se encontram em uma realidade totalmente diferente. Há maior cobrança pelos professores, diretores e coordenadores.

É possível perceber a diferença de preocupação dos alunos e como cada um enxerga seus problemas. Um exemplo disso é que, ao comparar duas alunas que tiveram depressão, a que estuda em escola particular teve mais atenção ao seu redor, enquanto a outra passou por este problema, lidando calada e sem receber a atenção necessária. Talvez isso aconteça pelo fato de que a quantidade de problemas que precisam ser lidados pelas escolas públicas seja maior.

Pais com a condição financeira melhor e que trabalham o dia todo, muitas vezes para ter sempre mais dinheiro, não demonstram sentimento para os filhos, e nem mesmo acham tempo para passar ao lado deles. Já outros responsáveis com a renda menor, trabalham muitas vezes para conseguir sustentar a grande família.

Estudantes, descontam seus problemas pessoais ou traumas, na agressão, tanto colegas quanto profissionais. Mostrando que não se importam com o bem estar do próximo, mas sim como vão se sentir ao praticar determinada ação.

O final do filme mostra que os sonhos dos alunos são realizados através da boa vontade e interesse, mesmo com as dificuldades envolvidas durante o processo de conquista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com