TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  10/10/2020  •  Resenha  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica

A resenha chama-se "Qual o papel da literatura no mundo de hoje?". Escrita por Alessandro Silva, professor de língua portuguesa, literatura e redação, e também editor de textos e cronista, a resenha, publicada em 13 de abril de 2018, apresenta e explica o papel da literatura no mundo de hoje.

De acordo com Miguel Cervantes, autor de Dom Quixote, "o poeta pode criar, inventar e recifrar fatos e seres, e que o historiador, por sua vez trabalha com fatos reais, documentados e relacionados com pessoas reais”, ou seja o artista pode imaginar e criar personagens. Ele pode criar uma realidade fantasiada por ele, que denominamos de ficção, portanto, literatura é ficção – "literatura seria então ficção inventada e descrita através de palavras" –, representando comunicação, linguagem e criatividade.

A literatura além de ficção, também é a realidade inventada por escritores de épocas e lugares, sejam poemas, romances, contos, crônica, novelas. Sendo imaginativas e realistas ao mesmo tempo.

A função da literatura não tem somente o dever de distrair, e sim de expressar um importante papel social e cultural compreendido no contexto. Para Antônio Cândido, em seu texto "Direitos humanos e literatura”, a literatura é um direito básico do ser humano, pois a ficção atua no caráter e na formação crítica do mesmo. Afirmando que o ser humano não é capaz de viver sem ficção, diz também que todos deveriam ter o direito a literatura, equiparando-a aos outros direitos humanos fundamentais como saúde, direitos e segurança.

A literatura hoje é considerada opcional para a sociedade, portanto não ocupa – assim como as artes – o lugar que é seu por direito, pois há “pouco espaço” nos cenários atuais. E a literatura, não só a brasileira, deveria ser incentivada, porque é por meio da leitura que adquirimos conhecimento e experiência de tudo.

Para Alessandro Silva a literatura precisa ter mais importância como já teve em outras épocas, e que cabe ao professor fazer com que essa sociedade tenha esse conhecimento de literatura e compreenda que ela é um instrumento moderno, não só didático. Mas isso não é só dever do professor. O aluno deve aprender os gêneros literários, possuindo o gênero lírico, gênero narrativo e gênero dramático. Conhecer escolas literárias e seus autores e obras.

É correto afirmar que a função da atuação da literatura atualmente depende de que o professor siga a ideia de Cândido, fazendo com que o aluno tenha um entendimento melhor e, com isso, passe entender que a literatura é uma ficção, mas também exerce um papel socioeducativo no desenvolvimento de aprendizagem.

Dito isso, concluo que o texto fornece um grande entendimento sobre a literatura com aspectos bastante explícitos, pois as obras literárias não são de fácil atendimento, devido aos acontecimentos da época em que foi elaborada. Gostei bastante da descrição do texto, aborda que devemos não só considerar a literatura como leitura e sim entender que ela nos indica como eram em épocas passadas.

Além disso, nos ressalta que os escritores abordavam os problemas que ocorriam na época em que foi escrito. A sociedade ao ler pensa e muda a situação. Como prova disso, podemos observar que, cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com