TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: O que é ciência

Por:   •  6/8/2018  •  Resenha  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Centro de Ciências Humanas

Curso de Licenciatura Letras Inglês

Loren stephane azevedo mendes

RESENHA DESCRITIVA

Montes Claros – MG

Agosto- 2018

Loren stephane azevedo mendes

RESENHA DESCRITIVA

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa ministrada no 1º período do curso de licenciatura Letras Inglês da Unimontes.

Profª Drª Fábia Magali. S. Vieira

Montes Claros – MG

Agosto- 2018

LUNGARZO,carlos. O que é ciência. In: Primeiro passo. São paulo: Circulo do livro, (s.d) p11-57.

Carlos Lungarzo nasceu em Bueno Aires, Argentina e lá obteve o grau de mestre em Filosofia e Matemática. Em La Plata concluiu seu doutorado em Filosofia. No Canadá fez seu segundo doutorado em Matemática e concluiu o Pós-Doutorado em Fundamentos e Filosofia da Ciência.Em 1975 foi contratado pela Unicamp e fez parte do grupo que idealizou, organizou e implantou o primeiro programa de lógica na América Latina. Membro-fundador da Anistia Internacional e voluntário do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Atualmente estuda aspectos lógicos da inteligência artificial.

Todas as pessoas conhecem certos fatos sem ter os estudados, esse conhecimento esta ligado ao senso comum. Entretanto há pessoas que vão fundo e faz pesquisas adquirindo um conceito mais aprofundado.O autor dissecar essa questões no livro fazendo analises das diversas formas de conhecimento e abordagem dessas. Ele faz um aprofundamento acerca das variadas formas de ciência e métodos de estudos. O texto utilizou uma linguagem clara explicativa que não necessita de conhecimento previo para entende-la.

Para falar sobre o que seria ciência, ele dedica seis capítulos de sua obra, intitulados: conhecimento científico, as ciências, o método cientifico, teorias cientificas, a ciência e outaras formas de conhecimento, ciência e ideologia.

A primeira discursão do texto trata da diferença entre o senso comum e o conhecimento cientifico , ressaltando que esta existe na maneira de justificar e transmitir o saber.

O conhecimento cientifico é crítico, baseado em experiência e procura explicações profundas exatas de uma forma organizada enquanto o senso comum procura dados imediatos. De acordo com carlos lungarzo “Todas pessoas conhecem certos fatos mesmo sem tem estudado ciência”(p11).Essa forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos chama-se conhecimento do senso comum e baseia-se na subjetividade, atravessando gerações perpetuando hábitos e tradições.

Segundo Lungarzo “Ainda que sua origem seja a experiência, esse conhecimento não fica grudado a ele de modo incondicional. Enquanto o senso comum habitualmente cinge - se aos dados, ou , então busca,explicações nem sempre profundas, o conhecimento cientifico procura bases sólidas, justificações claras e exatas.” (p13).Logo é um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma conclusão exata da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum. O conhecimento científico não é uma verdade única e acabada, é um saber que está em constante evolução.Há diversos campos de atuação em que a ciência se faz presente a qual levou a uma primeira divisão entre elas que são as naturais e as humanas.Apesar de serem areas de atuação diferentes, elas podem precisar uma da outra.

O autor descrever que ciência não é utilizada com um significado só, abrangem vários aspectos ,cultural, religioso,arte, literatura e as atividade ciêntífica em geral, que formam o conhecimento científico e dividindo-se em Humanas e Naturais, a primeira estuda os fenômenos relativos ao homem e a segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com