TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Medéia - Eurípedes

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE FAN PADRÃO

ALUNO: MARCUS VINICIUS COELHO DA SILVA

LETRAS 1° PERÍODO NOTURNO

RESENHA

MEDÉIA – EURÍPEDES

MEDÉIA é uma peça teatral composta pelos seguintes personagens: Medéia, Jasão, os dois Filhos deles, a Ama - quem cuidava dos filhos, o Pedagogo - quem ensinava os filhos, o Coro - composto por quatro mulheres de Corinto, o Mensageiro de Corinto, Creonte - o rei de Corinto, Glauce - a princesa de Corinto e filha de Creonte, e Egeu - o rei de Atenas.

A tragédia se passa em Corínto, local onde se refugiaram Medéia e seu marido Jasão após terem fugido da Cólquida, e considerada bárbara, em oposição aos gregos civilizados. Jasão e Medéia foram parar em Iolco após a aventura conhecida como ARGONÁUTICA: uma expedição onde o tio de Jasão, roubou seu lugar no trono em sua cidade natal, Iolco, enquando Jasão estava fora sendo criado pelo centauro Quíro (o mesmo que educou Aquíles), o enviou a uma busca impossível por uma pele de carneiro de ouro, o tosão de ouro, que pertencia à sua família e que havia sido roubado pelos bárbaros do oriente. Se conseguisse regressar com vida e com o tosão, seu tio lhe devolveria o trono. Assim Jasão organizou uma expedição que o levou à Cólquida. Lá ele conheceu Medéia com quem se casou. Devido a alguns acontecimentos dramáticos, ambos tiveram que fugir, e se estabeleceram em Corínto.

Essa peça teatral se inicia com Medéia lamentando tudo o que aconteceu, pois agora Jasão a deixou juntamente com os seus dois filhos para se casar com Glauce, a filha de Creontes, o rei de Corínto. Medéia se sente abandonada, largada, humilhada depois de tudo que ela fez para ajudar o herói. Ela está totalmente desconsolada e a Ama, mulher responsável pelos cuidados de seus filhos, teme que Medéia possa fazer algo drástico. Então, a Ama compartilha a sua preocupação com o Pedagogo, no qual também tem o mesmo sentimento, porém, pede uma certa discrição da parte da Ama. O Coro de Corinto, consola Medéia e a anima a permanecer equilibrada, aceitando a situação pela qual todas as mulheres nesse contexto estão sujeitas. Medéia se lamenta todos os dias, e nem a visão de seus filhos a anima e culpa principalmente a princesa de Corinto, pelos seus sofrimentos. Suas palavras acabam chegando ao castelo real. Jasão volta para casa para conversar com Medéia, ele a avisa que continuando a falar contra a família real ela será expulsa de Corínto, e Jasão acha isso justo, pois, uma mulher como ela, bárbara, levada para a civilização e tendo filhos gregos, teria que ser mais agradecida. Medéia recebe agora a visita do próprio rei de Corínto, Creontes. Ele conhece bem os poderes de Medéia e teme pelo bem de sua filha e de si próprio. Assim ele a expulsa de seu reino. Medéia pede um dia, para poder se arrumar e encontrar um outro lugar onde ela possa estabelecer uma nova vida. Creonte concede esse dia. Porém, é nesse único dia, que todos os acontecimentos terríveis acontecem. Medéia era uma feiticeira conhecida em toda a Grécia pelos seus poderes. Ela recebe uma visita de Egeu, rei de Atenas, que procurava sua ajuda, pois, o mesmo não conseguia ter filhos. Medéia promete ajudá-lo em troca de exílio. Depois de saber os sofrimentos que Medéia está passando, Egeu concorda. Medéia chama Jasão para uma conversa, e o convence que ela está arrependida pelas coisas que disse e pede para seus filhos poderem ficar com o pai, morando no castelo real. O que Jasão concorda feliz. Medéia manda por seus filhos presentes para a princesa, um véu e um diadema, no qual estão envenenados e matam não apenas a princesa que os colocou, mas também o rei de Corínto que tentou salvar a sua filha. Jasão corre para a casa de Medéia a procura de seus filhos, pois ele agora teme pela segurança deles, porém chega tarde demais. Ao chegar em sua antiga casa, Jasão descobre que os seus filhos foram mortos pelas mãos de sua própria mãe. Medéia já fugindo pelo ar, com os cadáveres de seus filhos, em um carro de fogo guiado por serpentes que foi dado a ela por seu avô o deus Sol. Jasão pede a Medéia os corpos de seus filhos para que ele os enterrem, mas Medéia recusa dizendo que ele mesma irá o fazer no templo da deusa Hera Acraia, próximo a Corinto, fazendo festa e ritos sagrados para sempre, em compensação deste crime ímpio. Depois, Medéia diz que irá para Atenas habitar com Egeu, e amaldiçoa Jasão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com