TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pondé

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: “Contra um mundo melhor: ensaios do afeto”. De Luiz Felipe Pondé. São Paulo: Leya, 2010.

Letras 2014.2 - Ângelo Pires Tavares

Contra um mundo melhor é um livro com assuntos provocativos e curiosos que alertam sobre os perigos e as consequências de um mundo perfeito, que para o autor é pura ilusão. O livro leva o leitor a diversas formas de interpretações com temas polêmicos como inversão de valores, por isso, Pondé incomoda muito aqueles que acham que sua vida é perfeita.   Mas quem pode ser contra um mundo melhor? É claro que ninguém, mas para aqueles que defendem temas de extrema esquerda não importando-se com consequências futuras, um filho pode se tornar um tiro nós pés e muitos acabam caindo na real tomando um choque de realidade.  E, é isso que Pondé faz, ele incomoda os falsos moralistas tentando fazê-los acordarem para a vida e as encaminham para a verdadeira realidade onde esta não é exatamente o que queremos, e sim podemos ser, independentemente de suas indiferenças e neutralidades.

O autor desconfia das pessoas que querem paz e amor fazendo com que o mundo fique melhor, mas não querem assumir que isso é pura hipocrisia e é impossível. Porém, na visão deles se não der certo a culpa é de outro, ou seja, só é uma pessoa boa, quem é contra o conservadorismo, onde a cada dia que passa a inversão de valores se torna mais comum.  

Entretanto, o confronto entre o homem e a mulher é o que mais chama a atenção dos leitores, o autor ataca o feminismo e na maioria das vezes, a culpa é dos homens. Essa independência é uma conquista, mas gera muitos problemas. Algumas mulheres não querem depender de seus maridos, porém, se for ficar até mais tarde ou trabalhar no final de semana, isso não é bom, já que acaba abalando o relacionamento, principalmente se seu salário for mais alto. E, muito homens adoram mulheres independentes e não estão ai para as consequências, desde que, todas as contas de casa sejam pagas.

Outro fato curioso sobre esse confronto é quando o autor destaca que os homens devem parecer com as mulheres, mas quando isso acontece o feminismo sai de campo, “qual é a mulher que gosta de homem frouxo?”.

Logo entende-se que Luiz Felipe Pondé, manifesta o interesse de se levar em discursão algumas teorias filosóficas como o positivismo, o capitalismo e neutralidade, por isso o livro no se torna bastante incoerente para os defensores de tais teorias ou leigos no mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com