TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha “Soterrados Vivos”

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Direção: de Patricia Riggen/ Roteiro: Craig Borten

Ano: 2014/Produção: EUA/CHILE

Classificação: 12 anos/ Duração: 120 min

Elenco: Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, James B rolin, Juliette Binoche, Gabriel Byrne, Lou Diamond Philipps, Mario Casas, Bob Gunton, Naomi Scott, Cote de Pablo, Kate del Castillo, Federico Luppi.

Resenha “Soterrados vivos”.

        A trama é uma narrativa em tempo real sobre o fatídico acontecimento no Chile no qual trinta e três mineiros foram enterrados vivos, a 700 metros de profundidade por mais dois meses, no perigoso deserto do Atacama. Nas primeiras cenas do filme já temos uma ideia sobre as condições em que as famílias trabalhadores viviam, com isso a diretora do filme foi muito feliz em aborda tal temática. Neste aspecto, observa-se que única forma de subsistência das pessoas que encontra-se naquela região é a mineração e também como as famílias seriam de suma importância no desenrolar da história. Mesmo sendo expostos a constantes perigos diários, contudo, eles não tinha outra forma de conseguir sustentar, ou seja, todos eram dependente da extração mineral na região.         

        O filme chega abruptamente no dia trágico acontecimento, no entanto, a direção teve sua perspicácia em descrever aos telespectadores como de fato era uma operação de extração  mineral no chile, lamentavelmente, o descaso dos patrões com a segurança dos empregados ao estarem dentro da mina e suas possíveis consequências devido à omissão de casos semelhantes do filme.

        Além disso, observa-se que os órgãos fiscalizadores eram muito omissos antes do soterramento acontecer, pois uma vez que o filme relata que eles não realizavam nenhuma fiscalização sobre mineradoras particulares, por conseguinte o desastre de algum dia uma mina subterrânea entrar em colapso era meramente uma questão de tempo, o que infelizmente ocorreu diante dos olhos de todo o mundo.

         Portanto, o clímax do filme decorre justamente nesse fatídico momento de maior aflição dos mineradores quando desabam sobre eles toda a estrutura da mina. Logo, após descobrirem que estavam diante de uma situação de pouca sobrevivência, ou seja, a 700 metros de profundida sem que ninguém soubessem algum parecer de sobrevivências e conduções de seus resgates. Por conseguinte, no momento de maior desespero e agonia dos mineiros o protagonismo do Antonio Bandeiras em seu personagem toma forma, ao liderar aqueles homens com extrema disciplina, por exemplo, a manutenção da esperança de que eles seriam resgatados e nos momentos de compartilhamento da pouca comida.

         Em contrapartida, surge então o Ministro de Minas do Chile vivido pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro, com um começo de cena apagado e discreto torna-se o ponto de apoio para a história que se passava na superfície, o qual teve no começo do resgate a simples missão burocrática para apaziguar a situação perante as famílias em desespero e a mídia a qual aplacava duras críticas aos governantes.

        Dessa forma, vemos como as famílias tiveram um papel fundamental na sobrevivência dos 33. Porque com suas manifestações, através de um assentamento provido pelo ministro do chile conseguiram mobilizar o país inteiro com o intuito de as tentativas de resgate não cessasse. Com isso, conseguiram mobilizar toda a mídia global assim impedindo que o governo ignorasse tal tragédia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com