TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha acadêmica

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  2.210 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- CAMPUS V                                                                           CURSO: LETRAS PORTUGUÊS   PERÍODO: 3º                                                                                           ALUNO (A): JACITANIA ALVES LEANDRO                                                                                      PROFESSOR: ROGÉRIO        DISCIPLINA: CRÍTICA LITERÁRIA

RESENHA DO LIVRO: TEORIA LITERÁRIA UMA INTRODUÇÃO

 Jonathan Culler é um crítico literário inglês muito conhecido no Brasil com sua obra TEORIA LITERÁRIA UMA INTRODUÇÃO.            

 Obra esta composta por oito capítulos que focam o estudo literário, os quais deixam muitos outros teóricos inquietos pelo fato de organizar todo um sistema de questionamentos com aspectos devidamente fundamentais para esclarecer a criação e o desfrute da literatura.                                                                                                                                              

 Culler ao longo de todo o livro propõe questões que complementam todo interesse por leituras, assim como expõe resumos críticos.  Segundo o autor a literatura é um ato de fala literária, e o que diferencia um texto literário de um não literário é o modelo como é construída a narrativa.

 Ele também faz uma reflexão sobre questões dentro de narrativas literárias, pela qual foi feito investigações abordando temas analíticos e discussões que especificam em geral a raça, o gênero e a sexualidade.                                                        

 Culler destaca três tipos de narrativas: acontecimento, enredo e discurso, de modo que acontece oposição na construção entre ambos.                                                                                                                

A literatura é um paradoxo porque criar literatura é escrever com fórmulas existentes, é caçoar de invenções e ir além delas. A literatura critica os próprios limites, põe à prova o que acontece ao se escrever romances, poemas, sonetos de modo diferente.                        

 A despeito da dificuldade e da ausência de centralização da opinião de literatura é infinito afirmar sem domínio que é uma expressão fundamental e insubstituível.

 Culler investiga questões da literatura e fenômenos não literários, ele cita a literatura como signo institucional. Ao estudar literatura Culler faz uma perspicácia de que a literatura é uma tentativa de encontrar o sentido da experiência humana.                                        

 Há discussão entre definições com que é produzida uma produção textual, apesar da multiciplidade dos conceitos sobre litariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com