TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário "Índio Cidadão?"

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  2.297 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeos encontrados no canal: Índio Cidadão?

Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCWYpgltxNB8A20R7Strr8JQ/videos

Vários índios foram mortos, a Constituição Federal diz que eles têm seus direitos, mas na prática isso é diferente. Ao mencionar as mortes de índios que pertencem a sua tribo, Valdelice Veron mostra que à luta para adquirir o direito de suas terras pode ser trágica, ela protesta dizendo que a Constituição tem que “falar” e sair do papel. Sendo assim, faz uso de uma linguagem informal, pois tem dificuldade em falar a língua portuguesa corretamente.

Segundo Sonia Guajajara, os povos indígenas estão intimamente ligados a terra, pois é muito mais do que uma mercadoria, tem uma relação espiritual com ancestrais, representa a mãe que deve ser cuidada, defendida e protegida. Utiliza argumentos contundentes no tocante a demarcação de terras, com uma linguagem neutra, a qual todos podem compreender com clareza. Dessa forma, mostra que a terra é essencial para manter suas tradições indígenas.

Durante discurso feito no Congresso em 1987, Ailton Krenak pinta seu rosto com graxa de luto para mostrar indignação com o desrespeito que os índios sofrem, defendendo que eles nunca prejudicaram nenhum animal, muito menos um humano. De maneira clara, faz uso de linguagem formal, utilizando argumentos fortes, capazes de emocionar quem os ouve, mencionando o fato de que os índios precisam ser respeitados, pois os mesmos têm sua maneira de pensar e de viver.

Em discussão com políticos sobre a PEC 215, os índios demonstram insatisfação com a proposta, pois consideram que seria um retrocesso na luta por seus territórios. Dessa forma, os políticos presentes esclarecem que entendem os motivos da discussão e por isso, propõem aos índios que queimem a PEC 215 como ato simbólico. Entretanto, não foi algo rápido e sem esforços dos índios, já que os mesmos estavam acampados em frente ao Congresso havia muito tempo para conquistar essa luta. Durante a conversa percebe-se que há dois tipos de linguagem: a formal dos políticos, e a informal dos índios, porém o entendimento de ambas é acessível.

Em 1987, os índios entregaram um documento com suas reivindicações para a Assembléia Nacional Constituinte, o qual foi votado e aceito. Entretanto, mais tarde o Congresso Nacional entra em conflito com os índios por causa das terras. Novamente, Sonia Guajajara aparece defendendo os direitos indígenas, afirmando que não permitirá que minorias da sociedade sejam maiores que o seu povo e seus territórios. Em forma de protesto pela violação de seus direitos, os indígenas cantam e dançam dentro do Congresso. Após várias contestações dos índios, a Câmara dos Deputados nomeou representantes indígenas para defender os interesses de seu povo no Congresso. Considerando a tradição cultural, o povo indígena utiliza a linguagem informal, trazendo características próprias, todavia, é compreensível por todos quando os referidos falam a língua portuguesa. É memorável a luta desse povo para conquistar e manter seus direitos, mesmo com tantas perdas de entes queridos, permanecem firmes na batalha, acampados por muito tempo longe de suas famílias e de suas terras para terem enfim o direito suas terras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com