TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme a Fuga das Galinhas

Por:   •  18/1/2024  •  Resenha  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

 Esta Resenha tem por objetivo  a descrição do sentido no filme A fuga das Galinhas, Descrita pelo Professor Dr º Antônio Luíz Alencar Miranda, Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC e professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no Centro de estudos Superiores de Caxias - CESC. Atualmente Chefe do Departamento e professor da Pós-graduação em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Semiótica, Literatura, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, crenças, variação, mudança, discurso, gênero, raça, leitura, ensino, EJA e formação de professor. Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Discurso e Ensino GELDE/CNPq, Consultor da Revista de Letras Juçara - UEMA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5752-0280.

O artigo busca, em uma obra cinematográfica, compreender de que maneira ocorre a interação entre sujeito, objeto de valor, destinador, destinatário, tempo e espaço. Tudo isso dentro da perspectiva gerativa que busca a construção da significação. Contudo, não há menção a aspectos como figurino, sonoplastia ou movimento. Somente foram tratados os aspectos visuais e verbais na perspectiva semiótica.

É interessante como o autor introduz os conceitos de Semiótica e a teoria da significação proposta por Greimas em que se busca o sentido e o seu efeito de sentido dos textos, os mecanismos e procedimentos, as organizações linguística e discursiva e as relações com a sociedade e a história a partir de um percurso gerativo de sentidos.

É esse percurso que se torna o objeto da análise proposta pelo autor, que alicerça a isso, os conceitos de narrativa e narratividade: Narratividade é uma propriedade que caracteriza certos tipos de discursos e considerada como o princípio organizador de qualquer discurso. Já o termo narrativa é utilizado por Greimas para designar o discurso narrativo de caráter figurativo – que comporta personagens que realizam ações.

A análise de A Fuga das Galinhas, nessa seara, se dá a partir do percurso greiminiano em que há três níveis cuja narrativa se insere: estrutura fundamental de organização do sentido, estrutura narrativa e estrutura discursiva. Pondera-se ainda, que os níveis são etapas interligadas, consubstanciadas e que se integram mutuamente.

Primeiramente, há de se ponderar a importância da Semiótica para os estudos analíticos. Como trata do processo de significação, essa área da linguagem transpõe a linguagem em outra linguagem. É descrever, por exemplo, o cinema, que é uma linguagem visual pelo viés da escrita, observando o sentido que a narrativa apresenta.

Acerca da obra audiovisual feita em stop motion, há um jogo dicotômico entendido pelo autor como categoria semântica fundamental: a opressão versus a liberdade. Além disso, o autor aponta o objeto de valor dos sujeitos. Para as galinhas, é a liberdade. E é esse objeto de valor que é evidenciado ao decorrer da narrativa.

O autor apresenta as categorias semânticas a partir dos estudos de Greimas que as classificam em positivas ou eufóricas e negativas ou disfóricas. No filme, a fuga é eufórica e a opressão disfórica. Da primeira à vigésima segunda parte do filme prevalece a disforia, ou seja, a opressão. No final da vigésima segunda para a vigésima terceira instaura-se definitivamente a euforia, cuja fuga é evidenciada.

O autor cita, que nos momentos disfóricos ocorrem tensões, distensões e relaxamentos. As tensões são momentos do plano disfórico em que há conflitos e situações que inebriam a tentativa de fuga; as distensões, consideradas pelo autor como não-disforia mas que não são relaxamentos, podem ser interpretadas como falsas euforias, pois há a crença da ocorrência do plano eufórico mas que não se sucede; por último, o relaxamento pertencente ao plano eufórico se equivale ao momento que a fuga das galinhas de fato ocorre.

Com relação aos sujeitos, nota-se que há um contraste em relação aos seus objetos de valor. Foi dito anteriormente que o objeto de valor buscado pelas galinhas é a liberdade, já o da patroa, dona da fazenda, é justamente o oposto. Fazer essa associação é de suma importância para compreender o conceito de organização actancial definido por Greimas: aqueles que realizam ou sofrem o ato, independentemente de qualquer outra realização, os actantes.

Os actantes são os seres do discurso. Esses seres envolvem sujeitos em busca dos seus objetos de valor: as galinhas em busca da liberdade e a patroa em busca da opressão e do lucro alto. O autor considera que a relação entre sujeitos e objetos se dá por confrontos. Ambos os sujeitos estão dialetalmente envolvidos na busca pelos seus objetos de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com