TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o que e mídia?

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

O que seria mídia? Qual sua função? Teoricamente trata-se de um meio de comunicação em massa, tem como objetivo levar informações ao maior número possível de pessoas. Atualmente um grande exemplo e o rádio e televisão, boa parte da população brasileira depende destes meios para notícias e entretenimento. Com um grande alcance, estes meios lideram a preferência do público, sua liderança permite uma programação de acordo com gosto do usuário e também a manipulação em grande parte da população, beneficiando muitos grupos de pessoas ou classes sociais.

        Se analisarmos o conteúdo exibido pelas emissoras rádio e de televisão, e possível notar a grande mudança em relação a anos anteriores, tendo em vista o aumento no interesse de seus telespectadores em um conteúdo informativo e interativo, nos últimos anos boa parte destas empresas estão adequando sua grade a preferência do usuário, e comum ver programas com conteúdo apelativo, que tem como objetivo extrair de um indivíduo informações de uma situação calamidade ou saúde, muitas das vezes mascaram como se estivessem beneficiando este cidadão, quando a verdade o expõe de forma ridícula, ou seja quanto maior o sofrimento, maior a audiência.

        Hoje, com a ajuda da tecnologia e possível ter acesso a notícias quase de forma simultânea com o grande alcance das redes sociais e possível ter informações verídicas sem o intermédio de veículos informativos, porem em um passado recente a popularidade, e muito das vezes por ser a única opção, estes veículos de comunicação utilizavam-se de sua grandiosa audiência para impor ideias, com omissão ou manipulação de notícias, dando importância a assuntos muitas das vezes sem tanta importância. Na história podemos citar como exemplo o primeiro impeachment da américa do sul, do então presidente Fernando Collor de Melo que foi acusado de irregularidades em seu governo, durante o processo grande parte da grade da TV Globo deu grande ênfase ao assunto, muitos dizem que foi a grande causadora da saída do presidente por interesses políticos.

          Sem dúvidas a mídia ainda e importante para formação de opinião, infelizmente muitos brasileiros ainda não tem acesso a outras fontes de informação e entretenimento como internet e dependem das emissoras de rádio e televisão, a manipulação de opinião por conta de interesses políticos mesmo ferindo os princípios éticos e morais não irá acabar, cabe a nós leitores interpretar de forma racional buscando outras fontes quando possível, verificando a veracidade das informações, e buscar programações que agreguem conhecimento e cultura sem perder o prazer do entretenimento.  

        

                                                                Honner Fahuer do Carmo
Acadêmico de Engenharia Civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com