TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

gRASIELA LIMA QUEIRÓZ

o TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

[pic 4]

Ourolândia

2019

Grasiela lima queiróz

o TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

Trabalho apresentado ao Curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para a obtenção de média bimestral referente ao 1º Semestre sobre a orientação da tutora à distância Luciana de Lima. Portfólio para as disciplinas de:

Educação Inclusiva; LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais; Educação e Tecnologia; Homem, Cultura e Sociedade; Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.

Professores: Juliana Chueire Lyra; Sandra Cristina Malzinoti Vedoate; Luana Pagano Peres Molina; Amanda Larissa Zilli; Marcio Gutuzo Saviani; Marcia Bastos de Almeida.

Ourolândia

2019


sumário

1        INTRODUÇÃO

2        DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL

2.1         Contextualizando o surgimento das classes hospitalares

2.2        O início das classes hospitalares no brasil e seu desenvolvimento

3        A RELAÇÃO DAS CLASSES HOSPITALARES COM AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

3.1         As classes hospitalares como forma de inclusão

4        o VÍNVULO ENTRE ALUNO E PROFESSOR

4.1         A relevância da construção do víngulo aluno-professor na classe hospitalar

4.2         Analisando a situação-problema da aluna Karina

5        CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual busca aprofundar o conhecimento sobre o trabalho docente nas classes hospitalares e obter respostas às metas propostas pelas diversas disciplinas discorridas no 1º período do curso, como foi pedido no material de orientação para esse portfólio, para que, assim, seja possível firma uma maior consciência sobre a educação inclusiva e sua importância para a sociedade, além de abrir espaço para a análise dos desafios e possibilidades da prática pedagógica, como foi apontado no material de orientação, ampliando a visão que o universitário tem sobre a área e o possibilitando de conhecer a construção de uma identidade profissional para o eu docente diferente do que  habituado em ambiente escolar.

Ao explorar o tema: trabalho docente nas classes hospitalares, na procura por desenvolver habilidades referentes ao processo de inclusão por intermédio de práticas e métodos educativos disponibilizados aos alunos/pacientes em caso de tratamento de saúde ou/e internamento hospitalar, de forma que se possa entender o trabalho docente nas classes hospitalares, foi desenvolvido esse portfólio, que apresenta, de forma clara e objetiva, a história da educação nos hospitais disponibilizada no Brasil, legislação (o respaldo legal que esse trabalho docente possui) e a relação professor-aluno em ambiente hospitalar.

Aqui, se é notada a relevância do ensino continuado para crianças e adolescentes em hospitais e tratamento de saúde, o que leva a refletir sobre a amplitude da área e os ganhos positivos para o aluno e o docente, além do tema se mostrar significamento importante para a avaliação do desempenho do conhecimento adquirido no período, já que coloca em prática um estudo que poderá ser relevante para a visão profissional acadêmica e o crescimento pessoal.


  1. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL

  1. Contextualizando o surgimento das classes hospitalares

Para entender o desenvolvimento das classes hospitalares no Brasil, é preciso compreender como surgiu essa abordagem educacional, contextualizando e tornando mais fácil a visualização do avanço da mesma. É importante frizar que, antes de tudo, o motivo da existência das classes hospitalares é o reconhecimento formal de que toda e qualquer criança, independente do seu estado de saúde e período dentro de uma instuitição médica, possue direitos de cidadania e necessita de escolarização formal.

Sabendo disso, é valido salientar que a Segunda Guerra Mundial, maior conflito armado que a humanidade já presenciou, pode ser apontado como razão inicial para a necessidade urgente do atendimento docente hospitalar. Em meados do século XX, na França, surgiu a urgência de que se atendesse os inúmeros casos de adolescentes e crianças em idade escolar que foram mutilados e feridos pela Grande Guerra e que necessitavam permancer em hospitais durante longos períodos. Atráves de políticas públicas e estudos de origem observadora, que respeitava e levava em consideração às necessidades das crianças com problemas de saúde que requeriam hospitalização, nasce então, segundo Esteves (2008, p.2), a classe hospitalar em 1935 em Paris, fundada por Henri Sellier, Prefeito de Suresnes. Seu objetivo era amenizar os estragos provocados pela guerra e dar maiores oportunidades às crianças enquanto alunos, para que pudesse manter seus estudos mesmo ali, em ambiente hospitalar, assim podendo terem uma vida o mais normal possível e não ficando para trás em seu rendimento acadêmico e nem prejudicando suas habilidades sociais, uma vez que se mantinha em contato com o mundo, sendo visto como alguém além de apenas paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (237.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com