TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

DÉBORA; DENISE; MONIQUE VILELA; NUBIA; PRISCILA; ROSIANE

TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

[pic 3]

MINEIROS

2019

.

TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Inclusiva LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Educação e Tecnologias Homem, Cultura e Sociedade.  Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.

                                                                        Professores:

Tutora a distância:

Tutor de sala:

[pic 4]

MINEIROS

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Classes Hospitalares        5

2.2 Breve histórico das classes hospitalares no Brasil        6

2.3 Classes hospitalares e a educação inclusiva        7

2.4 A importância do professor nas classes hospitalares        9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4 REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

        O acesso à educação é um direito de todos, independentemente de sua classe social, cultura ou religião. O ambiente escolar, como meio gerador de conhecimento é um local que abrange uma grande diversidade de indivíduos e por isso, buscar se adequar de acordo com as necessidades de cada um é algo fundamental para que o ensino seja repassado a todos.

        Diante da evolução social e tecnológica que vivenciamos todos os dias, buscar novos projetos e práticas pedagógicas que acompanhem essa evolução é algo extremamente importante. A qualificação profissional dos professores também é algo que merece atenção, para que o ensino possa chegar a todas as crianças e adolescentes.

        Diante do exposto, observa-se a importância diante do tema relacionado as classes hospitalares, pouco conhecidas no Brasil, mas que tem um papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos que se encontram hospitalizados e precisam dar continuidade aos seus estudos.

        As classes hospitalares apesar de pouco conhecidas já estão em funcionamento em todo o país, sendo oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação no ano de 2002 através da elaboração de um documento que ressalta as estratégias e orientação sobre o atendimento pedagógico das classes hospitalares, assegurando assim o acesso à educação básica e através disso, contribuir para a educação inclusiva.

        O presente estudo tem como principal objetivo mostrar o que são as classes hospitalares e como são importantes no processo de ensino/aprendizado dos alunos que estão afastados do ambiente escolar. Traz também uma reflexão sobre a atuação e preparo dos professores envolvidos nesse tipo de ensino e a importância da qualificação profissional de cada um deles.

        Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a importância do trabalho docente nas classes hospitalares, fundamentada através da leitura e compreensão da literatura já existente sobre o tema, com o objetivo de mostrar como essa prática de ensino reflete nos processos da educação inclusiva.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Classes Hospitalares

        O acesso à educação é um direito de todos, independentemente da situação a qual o indivíduo está passando, sendo assim, observa-se a importância das classes hospitalares pois as mesmas contribuem para a continuidade do ensino de jovens e adolescentes que estão hospitalizados e precisam continuar com seus estudos.

        As classes hospitalares possuem como principal função fornecer ao aluno que está hospitalizado a continuidade do seu ensino mesmo estando afastado da escola, mantendo uma ligação entre o ambiente escolar e o hospital em que o aluno está hospitalizado (MACHADO; CAMPOS, 2013).

        Sandroni (2008) destaca o principal objetivo da classe hospitalar:

A Classe Hospitalar tem por objetivo dar continuidade à escolaridade das crianças e adolescentes que precisam de frequente internação, além de desenvolver atividades que contribuam para a sua formação e que auxiliem durante o período de internação. Também tem como função, sanar as dificuldades da criança hospitalizada, dando-lhe todo o aparato para a compreensão e superação da enfermidade, além de servir de suporte para o seu desenvolvimento sócio afetivo (SANDRONI, 2008, P.8).

        

        O distanciamento da criança do ambiente escolar, dos seus amigos e também do ambiente familiar pode causar desânimo e afetar a autoestima da mesma, visto que essa criança adoecida se sente frágil, afetando a sua recuperação. Diante disso ressalta-se a importância da classe hospitalar, onde o professor vai até o aluno que está hospitalizado e dá continuidade ao seu ensino, distraindo a criança com o material didático e contribuindo para que a mesma continue seus estudos (SANDRONI, 2008).

        Freitas et al., (2015) destaca que:

A hospitalização representa um momento de fragilidade vivido tanto pela criança doente quanto por sua família. O hospital é um ambiente carregado de emoções. A hospitalização é um processo de desestruturação do ser humano, que se vê em estado de permanente ameaça. E se torna mais complexo quando o paciente em questão é uma criança ou um adolescente, pois estes quando se encontram adoecidas e/ou hospitalizadas formam um grupo heterogêneo de alunos com necessidades diferenciadas das crianças que frequentam a escola comum, pois se deparam num momento de fragilidade psicológica, afastados dos familiares, amigos e escola, advindos de contextos sócio histórico e culturais diferenciados, porém, são capazes de aprender e dar continuidade ao seu processo de escolarização, interrompido em virtude do internamento (FREITAS, et al., 2015, p. 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com