TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de estágio obrigatório

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distancia

ESTAGIO SUPERVISONADO DE LINGUA PORTUGESA

Estagio supervisionado para fins de avaliação referente a Unidades - Estagio Supervisionado: Língua Portuguesa do Curso de Letras da Anhanguera - UNIDERP.

Nome: Estevan Galvão RA: 341406

Junho 2012

INTRODUÇÃO

Este relatório é uma simples amostra da minha convivência nomeio escolar aonde entrei em contato com a realidade da Instituição Educacional por mim escolhida e aprovada pela UNIDERP.

Conheci a escola, sua localização, sua estrutura física, administrativa e pedagógica.

Tive contato com o quadro administrativo escolar; professores; alunos; projetos pedagógicos; livros didáticos utilizados; sistemas de avaliação do professor para com os alunos; sistemas de avaliação; planos de aulas; disciplinas e a participação dos alunos em sala de aula.

Essa oportunidade me proporcionou meios de entender e refletir sobre as praticas pedagógicas e como a teoria se encaixa nas praticas pedagógicas.

 Portanto o ESTAGIO SUPERVISIONADO foi um marco muito rico de conhecimento e aprendizado complementando o ensino teórico com a vivência pratica.

A IMPORTÂNCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO

Ao fazer o ESTAGIO SUPERVISIONADO estive em contato direto com as praticas pedagógicas e didáticas aplicadas em classe. O ensino fundamental esta voltado diretamente preparação dos alunos para os desafios do ensino médio, estando comprometido em fazer com que o aluno tenha acesso a conteúdos de qualidade para que possam progredir sem dificuldade para as próximas series.

Observei que o ensino da LINGUA PORTUGESA no ensino fundamental e voltada diretamente para o desenvolvimento e compreensão das diversas formas de textos.

O conteúdo do ensino médio esta sempre contextualizada procurando estabelecer relação com as diversas áreas de estudo e conhecimento, os textos usados são diversificados explorando as estratégias de leitura e compreensão de texto levando os alunos a um melhor desenvolvimento da leitura e desenvolvimento textual.

Através do ESTAGIO SUPERVISIONADO de LINGUA PORTUGESA, observei as estratégias do professor em sala de aula assim como a reação dos alunos perante o conteúdo apresentado.  

Pude perceber que o conteúdo apresentado não é totalmente absorvido pelos alunos por uma serie de fatores como classes numerosas; alunos desinteressados e em algumas situações falta de material pedagógico e didático.

Mas em contra partida pude perceber que essas dificuldades eram constantemente superadas pela pericia e determinação do professor ensinar buscando sempre humanizar o aluno assim explorar o máximo do seu potencial acadêmico.

Com tudo que o observei em classe e vivenciei com os alunos pude perceber que algumas mudanças devem ser feitas para melhorar o ensino da nossa língua pátria, porem,eu presenciei a total entrega e dedicação dos professores e funcionários que buscam sempre novos meios para melhorar o ensino.

Descrição da escola.

A escola que realizei o estágio apresenta uma boa estrutura, onde o prédio é de alvenaria e novo, fundados em junho de 2008.

Na escola há treze salas amplas e arejadas, uma sala para os professores, uma secretaria equipada com computadores e impressora, uma diretoria com espaço técnico para seis administradores, um laboratório de informática que comporta trinta alunos e dois professores técnicos, uma biblioteca rica em livros didáticos e literários para faixa etária diferente, a sala de projeção encontra em conjunto com o laboratório de informática, um refeitório com capacidade para cento e vinte alunos, todo o espaço é adaptado a deficiente físico.

A escola tem como recursos pedagógicos lousas digitais; equipamentos de som; aparelhos de projeção; impressoras e uma sala de informática.

No bairro onde se localiza a escola há alguns recursos disponíveis vários pontos comerciais como supermercados grandes, diversas lojas que oferecem produtos variados.

E também uma cidade turística, o ponto central do turismo e a fazenda Nacional do Ipanema, contando com uma grande biodiversidade de fauna e flora o morro esta coberto pela mata atlântica contando também com trechos de Caatinga.

A escola organiza visitas periódicas para o morro e também para o Horto Florestal que se localiza na cede da fazenda do Ipanema.

Bases e princípios pedagógicos da escola.

A escola esta inteiramente dedicada com o ensino de qualidade contando com uma equipe pedagógica e didática voltada para a organização dos projetos escolares que buscam desenvolver as diversas áreas de conhecimento dos alunos.

Os objetivos sem sido alcançados com muito sucesso transformando a escola em um centro de integração não só para os alunos, mas toda a família.

As bases educacionais que estado sempre voltadas para o aprimoramento físico moral e intelectual, com isso busca e ensinar a criança a conviver em sociedade e a interagir com o ambiente a sua volta.

Um bom exemplo desta dedicação e a forma com que o professor humaniza o aluno em classe, deixando de lado asinstigas praticas de ensino, onde o professor era em classe o único que tinha o direito de expor sua opinião, isso fazia com que a aula se tornasse um monologo que não levava em conta as dificuldades do aluno. Agora o professor inovou seu trabalho, que tem sue foco principal não interação e na interdisciplinaridade, trazendo diversos assuntos para dentro da sala de aula e incentivando o aluno a discutir em classe, expondo sua opinião.

Isso faz com que a criança se interesse mais pelas aulas e faça buscas constantes para adquirir conhecimento.

Os alunos dispõem também de acesso livre a informação no laboratório de informática, que foi totalmente adaptado para o uso seguro dos alunos, tendo sido bloqueado sites de relacionamento e pornográficos.

Nas aulas que os alunos utilizam os recursos digitais eles são acompanhados pelo professor e por um técnico especializado para eles terem melhor aproveitamento das aulas ministradas.

Todos os funcionários que fazem parte do corpo docente com também do quadro administrativo são versados em diversas áreas de conhecimento, todos eles buscam o constantemente o aperfeiçoamento para melhor atender as necessidades dos alunos principalmente dos alunos que são portadores de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com