TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO DE PEDAGOGIA 6 SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.059 Palavras (41 Páginas)  •  10.779 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RAQUEL APARECIDA ZDEPSKI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Colíder

2015

RAQUEL APARECIDA ZDEPSKI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre. Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza Tutor eletrônico: Glaucia Marques Viola Venzi                                                                                                                      Tutor de sala: Elaine Julião

Colíder

2015

sumário

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2.ESTÁGIOS CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        10

4. PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                13

4.2 Dados Gerais do Projeto        13

4.3 Referencial Teórico        14

4.4 Planos de Aula da Intervenção        17

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        32

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................        34

MOSTRA DE ESTÁGIO        35

REFERÊNCIAS        36


  1 INTRODUÇÃO

Como acadêmica do curso de Pedagogia oferecido pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), modalidade a distancia, feito na cidade de Colíder-Mt, realizei um estagio o qual teve como um dos objetivos observar como se caracteriza a pratica profissional dos professores, compreender os problemas da pratica docente e a relação entre professor, aluno, família e equipe pedagógica, as ações docentes em diferentes situações do ensino aprendizagem através das praticas interdisciplinares, observar o ambiente escolar para conhecer seus aspectos físicos, os recursos e materiais pedagógicos disponíveis para serem utilizados pelos docentes.

O Estagio aqui desenvolvido tem como tema “Diversidade e Inclusão” diante deste tema foi desenvolvido Um projeto de Intervenção contemplando seis aulas com duração de 4 horas cada, Todas relacionadas a esse assunto.

O principal Objetivo deste Projeto é fazer uma introdução ao tema diversidade e Inclusão, para que a longo prazo os alunos da Educação Infantil entendam a necessidade de respeitar aquilo ou aqueles que são diferentes.

Entre os Objetivos de curto prazo no contexto da educação infantil, pretende-se que as crianças compreendam noções básicas de convivência na escola, com os colegas, professores, e outros funcionários além de conhecerem algumas das diferenças regionais presentes em nosso país, como a diversidade linguística regional, a diversidade culinária regional, mas o foco principal, do projeto esta na compreensão das diferenças raciais, e físicas, com intuito de estimular o respeito à diversidade e de construir conceitos positivos a respeito da identidade racial.

O tema “Diversidade e Inclusão” foi determinado com base na fase de observação do estagio, e em consonância com o Projeto Politico Pedagógico (PPP) da escola, sendo suma importância no contexto da educação infantil, uma vez que nesta fase as crianças estão com a personalidade em formação, sendo este momento essencial para que aprendam conceitos que os levem a entender a diversidade como algo positivo, com ele  é  de  fato. Entretanto, muitas vezes é mal trabalhado com as crianças, criando conceitos negativos a respeito da diversidade.

Pretende-se também no decorrer do estagio registrar se trabalhar com este tipo de plano da certo e se o professor consegue alcançar seus objetivos, dentro da proposta pedagógica da escola. E sintetizar com os profissionais, soluções e ideias que surgirem durante este tempo de pesquisa e coleta de informações.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A instituição escolhida para a realização do estagio foi a Escola Municipal Xanxerê, localizada na Comunidade 5ª Agrovila Xanxerê, no município de Terra Nova do Norte MT. A Escola Municipal Xanxerê Tem 640 m² de área construída e 21 dependências sendo elas:

  • Uma sala de direção;
  • Uma sala de professores;
  • Seis salas de aula (6x8m = 48m²) divididas ao meio (6x4m = 24m²);
  • Uma sala de informática;
  • Uma cozinha;
  • Uma dispensa;
  • Quatro banheiros para alunos; sendo dois adaptados para acessibilidade.

O corpo docente apresenta-se assim distribuído:

  • Uma diretora e professora;
  • Treze professores;
  • Duas auxiliares de limpeza;
  • Um vigia;
  • Três motoristas.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais.

O importante desta questão é que a prática do que estamos aprendendo esteja associada integralmente a teoria que discutimos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.6 Kb)   pdf (338.6 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com