TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO PEDAGOGIA 6 SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  28/9/2016  •  Seminário  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  2.413 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

licenciatura em PEDAGOGIA

Fernanda Aparecida silveira

Portifólio individual

 projeto político-pedagógico quanto à diversidade e ao processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais.

 

Disciplinas:

Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.

Profs.

Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.

Semestre

1. INTRODUÇÃO

                                                                                                                               

              Este trabalho individual busca entender como funciona o PPP de cada município. A pesquisa foi elaborada de acordo com o projeto político pedagógico da Escola de Ensino médio Paulo Freire, para tentarmos entender melhor como é construído um ppp de uma Escola.  Na qual será apresentado todo o seu desenvolvimento e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, destacando as dificuldades do projeto.  Colocando em pauta, o que teve progresso de acordo com a diversidade e a inclusão de alunos com necessidades educacionais e especiais nas escolas atualmente. E assim explicar melhor qual situação educacional de acordo com cada município, mostrando a importância do projeto político pedagógico no espaço escolar.

            

 

 2. OBJETIVO

               Analisar a proposta da escola expressa no projeto político- pedagógico quanto a diversidade e ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

3.DESENVOLVIMENTO

 A entrevistada foi a pedagoga Cristina Gueiros coordenadora da Escola de Ensino Médio Paulo Freire.

  1. A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

Sim. Por meio de palestras motivacionais e reuniões mensais colocamos em pauta os principais problemas da escola. A nossa proposta baseia-se em direito a educação para todos, respeito a adversidade  entre outras coisas.

  1. Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?
  2.  

Nós procuramos enfrentar o problema com bastante cautela, pois ainda é muito presente no âmbito escolar. Primeiramente informamos aos docentes quais seus direitos e deveres para adequá-los as propostas de nível nacionais. Trabalhamos principalmente com a importância do respeito mútuo.

  1. A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

Ainda não contamos com esse apoio, mas recentemente chegou o primeiro micro-ônibus com apoio para cadeirante, e aos poucos lutamos para recebermos salas de recursos multifuncionais.

4) O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?

Infelizmente não, pois a desinteresse da maioria em muda-lo. Vejo que há muita falta de motivação nos antigos pedagogos.

 

                     

 O projeto analisado foi o da escola de ENSINO MÉDIO PAULO FREIRE.A  escola foi inaugurada a  5 anos, ela esta estalada em um prédio bem conservado , contém 08 salas de aula, possui  um laboratório de informática, quadra coberta  banheiros etc. Contém  11 professores, 1 Diretora, 1 secretária geral ,funciona em dois período vespertino e noturno.

A escola, prima por uma educação de qualidade buscando desenvolver um projeto político pedagógico escolar junto a sociedade, mesmo porque  essa   escola  e formada por vários tipos de alunos: negros, brancos , morenos , pardos,etc. Abrange alunos  de diferentes lugares como os da zona rural e acampamentos do MST entre outras ,procurando sempre dar palestras sobre  a diversidade  e a inclusão de  alunos com necessidades especiais . Apesar de não ser uma escola modelo de inclusão e não possuir uma sala equipada com recursos multifuncionais para assessorar os alunos com algum tipo de deficiência, esta sempre fazendo projetos, juntamente com professores, e diretores, para estar sempre preparada para receber os alunos com algum tipo de deficiência. A proposta da escola e, fazer com que os alunos especiais se adaptem a escola, mesmo quando ela não oferece uma boa estrutura  para recebe –lós .  A diversidade e um tema muito interessante para ser discutido em sala de aula, pois e onde se concentra e vivenciam-se as diferenças que existem na sociedade que são inúmeras. A inclusão também e necessária para que se tenha uma sociedade mais justa para todos , lembrando que é com ajuda da escola  que se constrói uma sociedade,  onde todos tem direitos e deveres. esse motivo tanto a inclusão quanto a diversidade tem que ser discutido e analisando , dentro e fora da escola .        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com