TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 3

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para Formação Profissional

O estágio tem fundamental importância para a formação profissional, pois ao vivenciarmos esta experiência estaremos adquirindo alguns conhecimentos e práticas que serão necessárias para nossa carreira como profissionais da educação.

Através deste momento de experiência podemos vivenciar situações reais que até então conheciamos somente através da teoria, é o espaço que permitirá que a teoria se concretize em prática.

Está prática nos proporciona momentos em que poderemos mostrar nossa dedicação, nosso desempenho através da criatividade e da organização, além de reforçar nosso interesse pela área de atuação.

O estágio é muito mais do que uma simples obrigação acadêmica, trata-se de um momento de experimentação e reflexão sobre nossas práticas, além de ser uma ocosião que proporcionará desenvolvimento pessoal e profissional.

Através da observação, planejamento, participação e atuação poderemos construir ações metodológicas que sejam capazes de contemplar a diversidade que atualmente encontramos nas distintas instituições de ensino.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO EINTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A escola em que realizei minha observação e intervenção, chama-se Escola Municipal de Educação Infantil Brasiliano, a mesma localiza-se a rua Tancredo Blotta S/N na zona urbana da cidade de Santa Vitória do Palmar estado do Rio Grande do Sul.

Nem sempre a instituição teve a finalidade que atualmente desempenha, anteriormente funcionava com a denominação de creche. Em seu histórico escolar, a partir de 1997 após a promulgação da Lei de de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 9394/96 as creches foram vinculadas a secretaria de educação, onde a mesma passou a ser chamada de Escola de Educação Infantil.

Esta instituição por muito tempo manteve seus interesses voltados ao assintencialismo, separando o cuidar do educar como partes distintas do processo educativo.

Atualmente tem como função social o atendimento a crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, na modalidade Educação Infantil, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade (físico, cognitivo e afetivo), e a contrução de um elo de compromisso entre a instituição de educação infantil e a família, assegurando o sucesso no ensino aprendizagem de acordo com as possibilidades e limites existentes, contando com a participação e colaboração de toda a comunidade escolar.

A instituição de ensino tem como órgão mantenedor o município, tendo como funcionamento o turno da manhã das 8:00h às 12:00h, e da tarde 13:30h às 17:30h, de segunda a sexta-feira.

A instituição conta com um total de 126 (cento e vinte e seis) alunos matriculados entre os dois turnos, manhã e tarde, todos moradores da comunidade local.

Em sua infra extrutura possui 6 salas de aula, 1 secretária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com