TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR

Por:   •  28/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DÉBORA ADRIELE DOS SANTOS LEITE CLAUDINO

A ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR 

CARIACICA

2017

Cinco afirmativas que, para mim, justificam a alfabetização e a preparação tecnológica do professor.

  1. O professor e o pedagogo deve buscar sempre atualizar-se investindo em sua preparação tecnológica para tornar a aprendizagem mais significativa.

  1. Os alunos da geração atual já nasceram em uma sociedade que vive em função da tecnologia, sendo impossível de separa-los

  1. Usar a tecnologia no ensino abre um leque maior de possibilidades em sala de aula.
  1. O profissional da educação precisa se adequar as necessidades dos sujeitos da aprendizagem.
  1. O pedagogo é a primeira ponte entre o conhecimento e a ignorância.

Justificativas:

1.Porque um professor bem preparado saberá utilizar a tecnologia de forma a otimizar a preparação de suas aulas e a aplicação das mesmas. Ao invés de escrever o conteúdo no quadro e fazer com que os alunos copiem, o professor pode exibir um vídeo curto sobre o assunto e promover discussão, utilizando o tempo em sala de maneira mais proveitosa, seria um dos exemplos de como poderia ser utilizada a tecnologia em sala de aula. A tecnologia, quando bem utilizada, pode facilitar e aprimorar o trabalho do professor.  

 2.Os alunos que estão atualmente estudando, a chamada “geração Y”, já nasceram utilizando a tecnologia desde de bebês. Sendo assim utilizá-la para fins educativos pode ser muito mais eficiente do que utilizar métodos tradicionais o tempo todo. A aplicação da tecnologia pode ainda permitir uma aproximação maior do aluno com o conteúdo ensinada.


UNIVERSIDADE DE UBERABA

DÉBORA ADRIELE DOS SANTOS LEITE CLAUDINO

BRINQUEDOTECA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURSO PEDAGOGIA 

Como espaço de formação docente.

CARIACICA

2017

O que é brinquedoteca? Para que serve uma brinquedoteca? Muitos acham que é só para brincar sem nenhuma finalidade pedagógica, é preciso que se tenha em mente que a brinquedoteca não é somente um espaço de diversão, ela é também um espaço de aprendizagem porque o brincar tem que ser visto como uma estratégia para desenvolver as crianças trabalhando a aprendizagem através do lúdico. Para Piaget (1973), os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível a partir do momento em que  ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato. E para CUNHA (1998, p. 40) brinquedoteca "é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico".

Os objetivos de uma brinquedoteca são de estimular a criança a brincar livremente e sossegada, com acesso a variedades de brinquedos e ambiente lúdico; de estimular o desenvolvimento e a capacidade de concentração; desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade; ter a brincadeira como meio de desenvolvimento intelectual, social e emocional, ajudando no equilíbrio emocional; promover a interação das crianças, através dos recursos que elas mais gostam. Para PIAGET (1967.p.25) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (215 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com