TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INTERDICIPLINAR

Por:   •  28/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

ALLINE SOARES RODRIGUES

ELIZANGELA FERREIRA FLOR

GARDJANY DA COSTA MOREIRA

MARIA DE JESUS CORREA DA SILVA

VIVIANE MARIA DA CONCEIÇÃO NUNES

DIREITO À EDUCAÇÃO

[pic 4]

Gurupi

2018

ALLINE SOARES RODRIGUES

ELIZANGELA FERREIRA FLOR

GARDJANY DA COSTA MOREIRA

MARIA DE JESUS CORREA DA SILVA

VIVIANE MARIA DA CONCEIÇÃO NUNES

DIREITO À EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Ética, Politica e Cidadania, Educação e Diversidade, Praticas Pedagogicas- Gestão da Aprendizagem, Politicas Públicas da Educação Básica, Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

Professores: Maria Luiza Silva Mariano, Marcio Gutuzo Saviani, Mayra Campos Francisca dos Santos, Natalia Gomes dos Santos, Natalia da Silva Bugança.

Gurupi

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR        5

2.1 QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?        5

2.2 DE QUE FORMA AS DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?        5

2.3 O QUE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) 9394/96 DIZ SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO?        5

2.4 COMO ELA SE MATERIALIZA E QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE?        6

2.5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR PARA A MUDANÇA SOCIAL?        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        5

  1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em educação entende-se como procedimentos que oferece a todas as crianças, jovens e adultos uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, e que inclua aprender: a aprender, a fazer, a conviver e a ser, de acordo com Eugênio Silva, “formando assim indivíduos dotado de discernimento cívico e humanista” (SILVA, pag. 1, 2004).

Sabe-se que a educação é um meio indispensável na formação de um indivíduo, sendo ela um instrumento indispensável para que se possa alcançar um melhoramento de vida.

Trata-se de um meio que procura uma integridade social, onde todos possuam o mesmo direito, sendo assim acredita-se que a educação é o mecanismo mais adequado de modificar-se uma sociedade de forma que proporcione um desenvolvimento pessoal, profissional com diversas oportunidades.

Segundo Eugenio, 2004:

Falar da educação é falar em direitos humanos porque aquela permite, a par da transmissão dos conhecimentos e saberes, de hábitos e comportamentos de vida de padrões culturais, a modelação de atitudes face ao mundo, as quais são potenciadoras de gerar uma consciência e da identidade cultural de um povo.  A educação nas sociedades em desenvolvimento surge como meio de promoção da paz, da tolerância e do respeito pelos direitos humanos, pois é através dela que se formam cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres e capazes de se assumirem como agentes transformadores de uma ordem social injusta (SILVA, pag. 1, 2004).

Através da perspectiva de direito a educação, compreende-se que a mesma deve ser acessível, disponível, aceitável e adaptável a todos as pessoas igualmente sujeito desse direito. Nesse sentido o Estado deve garantir o cumprimento desse direito, além de se responsabilizar pela oferta universal e gratuita.

A educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil (CURY, pag. 2, 2002).

O direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural. Segundo Pérez Gómez (2000), a escola é um lugar de aprendizagens que levam a construção de significados compartilhados entre o professor e o aluno. A construção de conhecimentos partilhados transcorre um procedimento que se coloca como possibilidade e necessidade para uma mudança paradigmática na escola. Para se concretizar esse processo, a escola deve ser reconhecida como um ambiente de conhecimento, onde a aprendizagem acontece de forma coletiva, dentro de um grupo social com interesses e necessidades próprias.

2 A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

2.1 QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?

O conhecimento cientifico é definido de diferentes perspectivas além de está caminhando para formação de pessoas crítico cientifico, ela foi formada a partir de leituras e analises de diversos materiais. O conhecimento cientifico é de tamanha importância para o crescimento de uma nação.

Segundo Garcia (1997, p.45), o conhecimento é uma forma de estar no mundo. E, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.

O conhecimento cientifico a uma leitura meticulosa de temas que envolve questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética, produzidos por instituições científicas, de pesquisa, e que adotam métodos para lhe atribuir credibilidade e lhe diferir dos informações não científicos.

 Assim é e essencial que o aluno comece a entender e criar seus próprios perfis para os acontecimentos do mundo, passando a dar uma definição a elas.

Segundo Odília o conhecimento cientifico para os ser humano tem coo proposito aperfeiçoar. Compete a cada um aperfeiçoar o seu raciocínio e desenvolver formas metódicas, indutivas e críticas, podendo assim idealizar e confirmar novas descobertas cientificas (FACHIN, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (939.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com