TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE REFLEXIVA

Por:   •  26/5/2022  •  Monografia  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Discente: Wellington Vinicius Trevizan

I. Tema:

Decodificando as letras do alfabeto

II. Dados de identificação:

Série: 1° ano do Ensino Fundamental

Duração: 45 minutos

III. Objetivos:

  • Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos;
  • Conhecimento do alfabeto do português do Brasil;
  • Identificar as letras do alfabeto em textos literários;
  • Decodificar a existência de letras do alfabeto presentes no contexto social do aluno.

IV. Conteúdos: 

Análise Linguística / Semiótica

V. Habilidade(s) da BNCC: 

EF01LP04; EF01LP10 e EF01LP11

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): 

Em um primeiro momento recomendo que o educador utilize como recurso didático para a introdução das letras do alfabeto para os alunos, uma atividade que seja estimuladora, para logo após potencializar o debate em relação ao objeto de aprendizagem que trata sobre o reconhecimento do alfabeto com o uso das tecnologias digitais. Por ventura, com o jogo educativo da pesca de letras, à disposição no site da escola games.

Desse modo, o professor iniciaria aula com a “cantiga de roda fui ao mercado”, para que os estudantes dancem e cantem ao mesmo tempo. Depois da canção, apresentar o texto escrito em cartolina para os estudantes que achar-se-á incompleto. Para que os alunos sejam capazes de completa-lo deverão utilizar as letras que se encontram no chão, então conforme forem cantando de novo a música poderão ir inserindo o texto. É importante mostrar para os alunos as letras que fazem parte da identificação deles e dos colegas. Tendo em vista que o método de alfabetização e reconhecimento das letras tem possibilidades de intensificação se partirem de algo importante para o aluno.

Depois desse momento evidenciar para os estudantes a palavras CAFÉ e o nome de algum colega. Desde a palavra trabalhar com os pré-silábicos a clareza das letras do alfabeto. Apresentando sempre algumas questões com os alunos, por exemplo: Quais letras tem na palavra CAFÉ que tem no nome do colega? Onde mais vocês estão encontrando essas letras?

Provavelmente irão instigar os alunos e motivá-los para responder. De maneira bem lúdica o professor será capaz de dizer que vai lançar um desafio para os estudantes e perguntar se eles aceitam o desafio. Nesse instante o professor pode apresentar o recurso tecnológico, o jogo educativo à disposição no site da escola games. Será um momento de envolvimento da turma, na ocasião que essas ferramentas tecnologias fazem parte da rotina de alguns estudantes, que a cada dia estão se familiarizando com as tecnologias digitais.
Depois o educador pode chamar os alunos para jogarem as partidas do jogo educativo pesca de letras do site da escola games nos computadores do laboratório de informática da escola. É surpreendente que nesse momento o professor trabalhe com os agrupamentos entre alunos pré-silábicos com silábicos alfabéticos, objetivando que o jogo exige que os alunos criem com as letras pescadas o nome da imagem que aparece na tela do computador. Esse comportamento oportunizará a autodeterminação do aluno para em um momento seguinte o aluno possa jogar sozinho, identificando a imagem e as letras que formam o nome na imagem. Mesmo que o discente não seja capaz de formara a palavra, o discente terá a ocasião, por meio do aplicativo tecnológico identificar de forma lúdica as letras do nosso alfabeto Brasileiro. No decorrer da partida o educador poderá oferecer para turma algumas problemática tais como: Vocês conseguem apanhar a letra inicial do nome CAFÉ que vimos na música fui ao mercado? Vocês conseguem apanhar a letra inicial do seu nome? As letras que vocês estão observando são maiúsculas/bastão ou minúsculas/cursiva? Vocês estão observando apenas letras ou números?
Vocês conseguem apanhar a letra inicial do nome do colega? É importante o educador instigar o aluno a decifrar e nomear oralmente as letras.

VII. Recursos didáticos:

Computador com acesso à internet.

VIII. Avaliação: 

A avaliação da aprendizagem, nessa atual proposta terá que seguir alguns critérios de linearidade e sem nenhuma intenção de classificar o estudante. Primeiramente o educador irá assistir a participação do aluno, se todos estão inteirando. Nessa perspectiva a avaliação será continua e formativa, tendo em vista que o educador poderá através de sua observação atenta auxiliar os estudantes que não estão conseguindo realizar a atividade, entendendo suas limitações e acompanhando os avanços da turma.

IX. Bibliografia: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

X. Anexos (se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com