TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE REFLEXIVA

Por:   •  1/11/2022  •  Seminário  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Juliana dos Santos Ferreira                 RGM: 18784925

Tutora: Paulete Pereira Mendes

Curso: 6º Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Prática de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental-Atividade Reflexiva I

Metodologia de trabalho em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e  da(s) competência(s) da BNCC ( Base  Nacional Comum Curricular).

        Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar às novas demandas e problemas da sociedade.

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais da  que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. A BNCC é um documento que define as principais diretrizes da educação básica brasileira. Ela define que a educação deve promover o desenvolvimento global dos alunos para serem capazes de contribuir com a formação de uma sociedade igualitária, ética e sustentável.

As 10 competências gerais da BNCC são:

1. Conhecimento

2. Pensamento científico

3. Repertório Cultural

4. Comunicação

5. Cultura Digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

        A Competência de Autoconhecimento e Autocuidado descreve o cuidado da saúde física e emocional, compreendendo e reconhecendo suas emoções e dos outros e saber  lidar com elas. O aprendizado que adquirimos sobre cuidar de si mesmo, tendo a identificar os pontos fortes e fracos, lidando com as emoções e mantendo a saúde física e o equilíbrio emocional. Devemos propor desafios em sala de aula e problemas para  os alunos poderem desenvolver a autoconfiança em si e saber resolver ou pelo menos tentar. É fundamental um ambiente escolar  proporcionar à criança e ao jovem vivenciar situações e construir relações baseadas em respeito, tolerância, confiança, segurança e solidariedade. O cotidiano precisa estar livre de preconceitos e violências, e os adultos da escola devem ter a consciência de que ensinam para as crianças desde o início da aprendizagem.

Os alunos precisam desenvolver até o ensino fundamental a autoconsciência de conseguir construir um senso coerente de si mesmo, autoestima de compreender seus pontos fracos e fortes para enfrentar as pressões sociais, autoconfiança de suas seus conhecimentos e estratégias para vencer seus desafios futuros, equilíbrio emocional para reconhecer seus sentimentos e emoções, cuidados com a saúde e desenvolvimentos físicos é o cuidado do seu bem -estar e esta e sexualidade e seus riscos e está reconhecendo sua mudança com sua faixa etária e atenção plena e capacidade de reflexão que é manter os estímulos que se distrai e competem por sua atenção e descrever e avaliar sua forma de pensar em sua vida futura e cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com