TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É AVALIAÇÃO E COMO DEVE SER A PRÁTICA AVALIATIVA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DE EJA.

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CAMILA RODRIGUES FABRO

HELEN DOS SANTOS MORAIS

MARIA JACIRA DE SOUSA POLIDO

O QUE É AVALIAÇÃO E COMO DEVE SER A PRÁTICA AVALIATIVA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DE EJA.

[pic 3]

BEBEDOURO

2015

CAMILA RODRIGUES FABRO

HELEN DOS SANTOS MORAIS

MARIA JACIRA DE SOUSA POLIDO

O QUE É AVALIAÇÃO E COMO DEVE SER A PRÁTICA AVALIATIVA NAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E DE EJA.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:  Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos;  Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.

Orientador: Prof.ª Juliana Marques Herculani

BEBEDOURO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO.......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

2.1 LEITURA E DISCUSSÃO DOS TEXTOS...........................................................5

2.2 ENTREVISTA NA ESCOLA- A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS  INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.................................................................................................................6

2.3 ELABORAÇÃO DEUM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃ....................................8

3 CONCLUSÃO......................................................................................................10

5 REFERENCIAS...................................................................................................11

1 INTRODUÇAO

O presente trabalho aqui apresentado é o resultado da pesquisa em grupo para o 5° semestre, com o tema proposto pela Unopar, tendo como objetivo apresentar dados de forma exploratória à importância da avaliação e sua pratica nos anos iniciais e do eja nas escolas. Onde em seu desenvolvimento foi dividido em tres partes onde consta a leitura e discussão dos textos proposto, a entrevista na escola com dois professores um do ano inicial e um do eja onde foi questionado a importancia da avaliação e a proposta de uma avaliação para alunos de eja.

A avaliação é o meio utilizado pela escola para classificar se o aluno tem conteúdo suficiente ou não para ser aprovado para o ano seguinte ou retido para que faça o mesmo ano novamente.

Para o aluno, ser avaliado é um “bicho de sete cabeças” já que para ele, o conhecimento que ele tem será aplicado apenas naquela prova. Esse pensamento é um equivoco, em vista que o processo de avaliação ocorre durante todo o processo de ensino aprendizagem.

O processo de avaliação ocorre em vários niveis durante o ano e muita das vezes passa despercebido pela parte do aluno, não sabendo que está sendo avaliado. São trabalhos como esse ajudam na avaliação do aluno, não deixando estressado ou ansioso por estar sendo avaliado.

Existem várias formas de avaliar e várias formas de avaliação e é o que veremos no decorrer deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Parte 1-  Leitura e discussão dos textos.

Avaliação é o conceito de medida que a escola tem para verificar a aprendizagem dos alunos, uma vez que que ela pode ser feita de várias maneiras e em tempos diferentes ou até mesmo ela lugares diferentes.

O direito das várias formas de avaliação é assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31, preconiza que: "(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". (BRASIL, 1996)

Como se pode ver, o aluno tem a garantia de ser avaliado não somente de uma maneira, mas de outras várias maneiras para que garanta a qualidade do ensino que a instituição lhe oferece.

Cabe ao professor, em conjunto com a equipe pedagógica da escola escolher uma melhor maneira para avaliar aqueles alunos que não se saíram bem na primeira forma de avaliação, que normalmente é a tradicional (aquela onde se tem o aluno, lápis, borracha e papel).

Conforme foi dito anteriormente, o site da Universidade Federal da Bahia publicou as seguintes informações sobre a avaliação tradicional:

É necessário que a "clássica" forma de avaliar, buscando os ''erros'' e os "culpados", seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho. Nesse sentido, todos são objetos e sujeitos de avaliação: professores/as, equipe de orientação, supervisão e direção, crianças e pais.(Universidade Federal da Bahia, S/D)

Deve-se extinguir esse pensamento arcaico de avaliação ser apenas no papel, testes, provas e trazer para a realidade novas formas de avaliação. Não ter apenas um belo discurso de como se trabalha em sala de aula, mas sim aplica-las no espaço escolar.

Como são diferentes, cada um tem uma maneira de absorver o conteúdo e de expressá-lo da sua maneira, para isso deve ser pensado em um mecanismo de avaliação diferenciado para que esse aluno possa expressar o conteúdo a ser avaliado da melhor forma possível.

Na avaliação, pode-se usar o resultado de várias formas, sendo elas a medida do aproveitamento escolar, transformação da medida em nota ou conceito, utilização dos resultados identificados.

Pensando na prática escolar, os modos de como se avaliar e o processo pedagógico da avaliação passa pelas três procedimento onde a medida de aproveitamento escolar se dá quando o aluno é avaliado não apenas pela teoria, no papel, mas também quando ele é avaliado de outras formas, como observações individuais. Não se mede ou se avalia o que o aluno aprendeu pela quantidade de perguntas que ele acertou ou errou na prova, deve ser investigado a fundo a qualidade da informação que esse aluno compreende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com