TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Ensinar

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A arte de ensinar consiste em como é selecionado, organizado o conteúdo das matérias, e também como é repassado: quais técnicas serão usadas para determinadas turmas e educandos. O modo como usa e repassa o conhecimento, em prol de auxiliar na formação de indivíduos críticos.

Será analisado como o professor, de sua perspectiva, utiliza em sala de aula alguns métodos, efetivando assim a prática pedagógica que foi aprendida ao longo dos anos. Perguntas tais como: O que é ensinar?; Como ensinar?; O que é aprender?; O que é avaliar; Para que avaliar?; Como avaliar os alunos?; Como atribuir feedback aos alunos e de que forma? Serão respondidas ao longo do texto que segue.

“A ARTE DE ENSINAR”

Segundo uma professora de 28 anos, formada em Letras Português/Inglês com especialização em Produção e Recepção de Textos, atuante no ensino Fundamental II( 8º ano) e Médio(1º, 2º e 3º) há seis anos, na Escola Estadual Pedro Moro, que esta localizada no município de São José dos Pinhais, o ato de ensinar é compartilhar saberes e experiências, é vencer desafios diários, é se comprometer com o outro. Algumas vezes pode ser sofrido, porém gratificante, pois é ensinando que também aprendemos.

O ensino deve ser feito buscando sempre em primeiro lugar a realidade do aluno. Deve se usar uma linguagem simples de modo que os alunos entendam claramente, deste modo sem dúvidas haverá a promoção do diálogo e interação, dando abertura, voz e ouvido ao alunado, afinal, o processo de ensinar é um conjunto e não algo individual.

O ato de aprender consiste em saber ouvir, ter paciência, coletar informações, dominá-las e aplicá-las.

Avaliar, é repensar o que lhe foi passado, medindo os conhecimentos adquiridos e sua relevância para o dia a dia.

A avaliação deve ser realizada para conhecer melhor o aluno, acompanhar sua evolução, perceber o que é importante para ele, o que deve ser melhor trabalhado e o que foi bem compreendido. Não deixa de ser um parâmetro, para ver como estamos ensinando.

No que diz respeito às avaliações, devem ser realizadas desde as mais simples conversas informais, comportamento, imagens, até as escritas mais complexas. Levando em conta que cada aluno tem seu tempo, seu ritmo, suas facilidades e dificuldades, sendo diferentes uns dos outros, o que implica em diversos tipos de avaliações. Podem ser feitas oralmente, em grupos, duplas ou individuais, quando são escritas, com consulta e reescrita, recuperando-as paralelamente conforme as dificuldades percebidas.

O feedback é sempre utilizado após todo tipo de atividade, dando retorno ao comportamento e desempenho dos alunos em um debate, texto, interpretação, apresentação ou em uma leitura. As provas e os trabalhos são devolvidos corrigidos, porém outra correção coletiva é realizada junto com os alunos para esclarecer as dúvidas que ainda possam haver.

A professora entrevistada tem utilizado abordagens da Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, onde o papel da escola é garantir a todos um bom ensino, preparando o aluno para o mundo adulto e suas contradições. Os conteúdos de ensino são culturais universais, e são permanentemente reavaliados devido as mudanças e as realidades sociais.

Os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial, mas de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber e a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor.

A relação professor-aluno dá-se com o professor sendo mediador, onde professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com