TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte na Escola

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Introdução

Para o desenvolvimento desse estudo, partimos da seguinte problematização:os professores da educação infantil que trabalham com crianças de 4 a 6 anos têm sido orientados para o desenvolvimento de atividades no ensino da arte relacionado com a expressão corporal?

        Em nosso país infelizmente temos um grande atraso relacionado a formação dos educadores na parte do ensino da arte, eles não estão sendo devidamente instruídos para saber elaborar uma aula de qualidade que seja realmente interessante e atrativa. Um exemplo disso são as atividades dadas em sala de aula, o professor pega um papel em branco ou um desenho para as crianças colorirem sem nenhum significado,e esquecem que a arte não é apenas  isso, é também teatros, músicas, e tudo que é relacionado com a expressão corporal.(FREIRE,2009).

Em muitas escolas a arte ainda se encontra inserida no modelo tradicional de ensino,os educadores passam apenas uma atividade ‘’recreativa’’ para tornar a aula divertida e em outras escolas deixam os alunos ‘’livres’’ para desenharem o que quizerem sem nenhuma orientação pedagógica, para que eles tenham noção daquilo  que estão fazendo.A atitude correta a se tomar seria orientar os alunos tornando-os capazes de fazer seu próprio desenho ter sentido e aumentar a potencialidade e criatividade para aprimorar sua imaginação.(FREIRE,2009).

No entanto, apenas motivação, compromisso e engajamento, não podem sanar as lacunas que a falta de formação específica em arte-educação desencadeia nas práticas educativas do ensino infantil. Tal aspecto fica exposto quando apesar de reconhecerem a importância do desenho na educação infantil, as professoras pouco apontam o seu papel na aprendizagem das crianças, descrevendo prioritariamente sua atuação na comunicação entre professores e alunos,

[pic 2]

materialização de outros conhecimentos e possibilidade de avaliar o desenvolvimento sadio da criança por meio das características da composição gráfica.(BACURAU; GONDIM,2011).

A orientação do professor é o principal elemento que faz com que seu aluno tenha um bom entendimento da arte, é preciso que ele mostre todas as maneiras e lugares que ela está inserida, seria interessante que aprendessem  que ela não está presente apenas em desenhos,pinturas e arquiteturas, mas também em músicas fotografias, teatros, televisão, vídeo e entre outros,ou seja,a arte hoje está presente em quase tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia,e muitos não tem esse conhecimento,por isso é importante  levar o aluno a buscar mais informações e a valorizar mais esse tema.(FREIRE,2009).

Algumas escolas de ensino integral implantam várias atividades que envolvem a expressão corporal,como capoeira,dança,teatro e outros.As crianças ficam mais tempo no ambiente e precisam ter atividades atrativas para que não se sintam presas em um lugar chato,mas embora tenham tudo isso, será que está sendo o sulficiente? E os professores que trabalham nessas escolas tem o conhecimento e levam em conta a importância dessa prática para elas?(GIL,1993).

O que se percebe é que, a matéria em si sobre a arte,elas não tem tido suporte adequado para implanta-la de forma correta,devido ao despreparo do profissional e a ‘’falta de verba’’ para realizar esse propósito. Afinal o que é necessário para que a Arte seja reconhecida,sendo uma matéria de extrema importância para crianças,jovens e adultos?(SZPALER,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com