TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Cruzeiro do Sul

Por:   •  3/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

NOME

Kamille Ortolani

RGM

28770652

CURSO

Pedagogia

POLO

Santana 1

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA  Unidade 1

A atividade escolhida é voltada para a disciplina   de artes, onde o tema foi “ilusão de óptica e imagens de duplo sentido”, realizada com os alunos da classe do 5º ano do Colégio Batista Remanescentes, explorando as   habilidades da BNCC (EF15AR01, EF15AR02, EF15AR04)

 O objetivo da atividade é analisar a percepção dos alunos, reconhecimento de elementos de artes, com cores primárias em sua composição. Colocando em prática as   atividades propostas, e usando os materiais de apoio como pinceis, tintas   guache, réguas e formas geométricas. As dificuldades encontradas no decorrer da atividade foi a falta de coordenação motora de alguns alunos e também foi possível notar que grande maioria dos alunos realizaram tranquilamente a atividade. A parte da ludicidade gerou um interesse global aos discentes, trazendo   várias   ideias   para   a   mesma metodologia.  

Levando em consideração alguns focos da BNCC no Ensino Fundamental, como a ponte de brincar e interagir para a construção da aprendizagem, com interação e brincadeira é possível desenvolver as habilidades necessárias. O duplo sentido e as imagens de ilusão óptica, se enquadra no 4ºdireito de aprendizagem segundo a Base Nacional Comum Curricular:

“(...)as   crianças   possam   explorar, dentro   e   fora   da   escola, os   movimentos, sons, gestos, texturas, palavras, cores, emoções, transformações, formas, histórias, elementos   da   natureza, relacionamentos, entre   outros   aspectos. Promover o contato com a arte, a ciência, a tecnologia e a cultura(...)”.

Com   a   participação   de   todos   os   docentes, ainda   que   alguns   tenham encontrado   dificuldades   considero   a metodologia   aplicada   como   um   processo   bem-sucedido.

Referências Bibliográficas: BlackBoard   disponibiliza   Competências   da   Educação   Básica   (Senado   Federal2018),   Disponível   em:<  BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf(blackboardcdn.com)> Acesso em 14 de maio de 2022.”ANDRADE,   Sabrina.   Saiba   por   que   você   precisa   trabalhar   as   metodologias   ativas segundo   a   BNCC   com   seus   alunos;   Imaginie   Educação   2020.   Disponível   em:. Acesso em: 14 de maio de 2022.Os  6   direitos   de  aprendizagem   na  Educação   Infantil. Pen   Life  Inter national  School.Disponivel   em:  Os   6   direitos   de   aprendizagem   na   Educação   Infantil   -   PEN   LIFEINTERNATIONAL SCHOOL/. Acessado em 14 de maio de 2022

O   intuito   da   atividade   em   questão   é   analisar   a   percepção   dos   alunos,   com   o

foco   em   seu   imaginário,   reconhecimento   de   elementos   das   artes   visuais   (linha,

ponto  forma,  movimento, espaço,  cor  etc.),  com  cores  primárias  em  sua  composição

artística.   Colocando   e m   prática   as   atividades   propostas,   usando   os   materiais   de

apoio   como   pinceis,   tintas   guache,   barbante,   réguas,   formas   geométricas   e   argila.

As   dificuldades   encontradas   no   decorrer   da   atividade   foi   a   falta   de   coordenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com