TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Gestão Cruzeiro do Sul

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

RGM

CURSO

POLO

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA Unidade 1

             A partir do século XXI temos uma mudança na legislação no que diz respeito às crianças com necessidades especiais e a frequência (sua inclusão) das mesmas na escola.

             Mesmo com as políticas educacionais sendo criadas para essas crianças nós sabemos que o termo “Educação para todos” não funciona na realidade. Ainda temos muita diferenciação no ensino que damos para as crianças com Necessidade Especiais e as outras crianças.

         Isso na maioria dos casos é necessário visto que a criança com deficiência precisa de uma atenção redobrada para que o aprendizado dela seja efetivo.

        Mesmo não sendo tão efetiva as políticas educacionais são de suma importância para que: “possam garantir o direito de todos conviverem e aprenderem juntas em espaços regulares de ensino. ” (GARCIA, 2007.)

         A educação inclusiva nas escolas deve ocorrer dentro dos espaços educacionais de ensino regular para que: “Dessa forma [..] possibilitar a todas as pessoas oportunidade educacionais adequadas, respeitando, durante todo o processo de aprendizagem, a individualidade, assim como as limitações inerente de cada ser.” (p.2).

         Temos assim que inserir os alunos com necessidades especiais nas salas comuns e isso tem que funcionar. A partir daqui enfrentamos um grande desafio que é organizar as escolas de forma que conseguimos atender a todos os alunos. Esse desafio deve ser solucionado pelo gestor educacional.

“Para que se almeje uma escola regular que atenda à NEE dos alunos, é necessário que se tenha um gestor escolar que esteja comprometido com a proposta da educação inclusiva, disposto a mobilizar toda a comunidade escolar no que se refere a questão em foco. (VIOTO; VITALINO, p.3)

         O gestor pedagógico pode contribuir por exemplo, na prática inclusiva do professor ajudando-o a desenvolver “Habilidades e estratégias educativas adequadas ás necessidade educativas adequadas ás necessidade de cada aluno, respeitando a potencialidade e dando respostas adequadas aos desafios apresentados pelos alunos, a partir de análises reflexivas. ” (GIL (2005), p.6)

        Dentre a ajuda que o gestor pode dar no contexto pedagógico alguns exemplos são: Auxiliar os professores na identificação das NEE; elaboração de um currículo dinâmico e adaptável que irá atender as necessidades de todos os alunos; estabelecer redes de apoio entre família, escola e profissionais especializados; auxiliar os professores no desenvolvimento de metodologias de ensino diferenciadas e possibilitar aos professores momentos de reflexão em relação aos processos educacionais inclusivos.

       Vimos assim que o papel do gestor na organização de uma escola inclusiva é de suma importância e deve ocorrer em consonância com toda a comunidade escolar e não somente dentro dos muros da escola.

 

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com