TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual de Trabalho

Por:   •  23/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia para Licenciados

Disciplina: Prática de Ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.

Atividade: ATIVIDADE REFLEXIVA III

A presente atividade tem como objetivo o ensino da temática terra e universo, com enfoque nas fases da lua, para o 5º ano do Ensino Fundamental.

Habilidade BNCC:

(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Inicialmente, os alunos terão uma aula acerca das fases das luas, e deverão desenhar em seu caderno conforme orientação, como a lua se apresenta em cada uma de suas fases.

Após essa introdução, será passada uma atividade prática para a casa, onde uma vez por semana, às segundas-feiras, no decorrer de um bimestre, os alunos deverão observar o céu noturno, anotar a data, e anotar as características da lua, se está visível ou não, e em qual fase esta se encaixa.

No final do bimestre, será disponibilizado um calendário aos alunos que contenha as fases da lua, onde assim, será comparado com as anotações, verificando as datas nas quais a lua foi observada por eles, e as fases correspondentes.

Sendo assim, os alunos poderão na prática, aprender sobre as fases da lua de forma assertiva.

ATIVIDADE REFLEXIVA IV

I. Tema da aula: Sequência didática: O sujeito e seu lugar no mundo

II. Dados de identificação:

Série: 1º ano – Ensino Fundamental

Duração: 50 minutos/ 1 aula

III. Objetivos: Permitir que os alunos sejam capazes de identificar os lugares de vivência e as características que os compõem

IV. Conteúdos: O sujeito e seu lugar no mundo

V. Habilidade(s) da BNCC: EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):

Inicialmente os alunos serão organizados em uma roda, onde receberão revistas e serão orientados a identificarem imagens que representem os lugares onde passam e vivem. Por exemplo: casas, escolas, praças etc. Será explicado aos alunos a importância de cada lugar por onde passamos, assim como o impacto destes lugares na vida de cada um. Por exemplo: em casa podemos dormir, se proteger do frio; na escola podemos aprender; nas praças podemos nos divertir.

Feito isso, será passada a música Vida Boa – Victor e Leo, onde será pedido aos alunos que citem os aspectos que identifiquem o lugar retratado na música.

Música:

Moro num lugar

Numa casinha inocente do sertão

De fogo baixo aceso no fogão

Fogão à lenha ai ai

Tenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com