TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Interdiciplinar

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 7

UNOPAR EDUCACIONAL

POLO MANHUAÇU

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2- DESENVOLVIMENTO: GAMIFICAÇÃO, O QUE É, E COMO FUNCIONA ......... 5

2.1-Como a gamificação é aplicada nas escolas .....................................5

2.2- A gamificação na Educação infantil.....................................................5

2.3 - PRINCIPAIS BENEFICIOS DA GAMIFICAÇÃO..................................................6

2.4- A GAMIFICAÇÃO NA BNCC.................................................................................6

2.5 – PLANO DE AULA................................................................................................7

3- CONCLUSÃO......................................................................................................... 8

4-REFERÊNCIAS........................................................................................................ 9

1 INTRODUÇÃO

Apresento neste trabalho, o tema: A gamificação em Propostas de Educação Infantil. Trazendo o conceito de gamificação, e sua importância para a Educação e Educação Infantil, e exibindo qual a melhor forma de se trabalhar a gamificação na Educação Infantil.

A proposta da gamificação na educação é tornar o aprendizado mais animado, rápido e fácil para o aluno, tirando o foco de um sistema de educação onde permanece a mesmice, isso porque os conteúdos apenas teóricos não prendem a sua atenção, e muitas vezes o aluno não consegue se concentrar e absorver o conteúdo da maneira que era necessário para melhor aprendizado. Com a introdução dos jogos na educação o objetivo não é só maior engajamento, mas também melhorar a participação, o comprometimento e o empenho do aluno gerando assim melhor qualidade de ensino.

Hoje os jogos, o brinquedo e a brincadeira, já não são mais vistos como apenas distrações, já provaram que estimulam varias habilidades: como a autonomia, a memória e a concentração.

Mais abaixo teremos o significado de gamificação, como também seus benefícios e mais da sua importância, através das leituras e entendimentos conquistados dos materiais dispostos que li.

  1. Desenvolvimento: Gamificação, o que é, e como funciona.

Gamificação é aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado. Inspirados nos jogos mais antigos e recentes, os elementos da gamificação podem ser separados em três categorias principais: dinâmicas (emoções, narrativas, progressão, relacionamentos e restrições), mecânicas (Aquisição de recursos, avaliação ou feedback, chance, cooperação e competição, desafios, recompensas, transações, turnos, vitoria) e componentes (Avatar, emblemas e medalhas, missão, níveis, pontos, presentes, ranking, coleções e conquistas).

  1. Como a gamificação é aplicada nas escolas

A gamificação no ensino rompe com antigos padrões, antes onde tudo era o teórico, a presença de tecnologia e outras formas de ensino mais atrativas, trouxe uma mudança no processo de aprendizado. Uma das principais vantagens é que esse novo conceito pode ser utilizado em classes de todas as idades, desde a pré-escola até a educação para adultos.

Quando a gamificação é aplicada nas escolas, os alunos podem ser divididos em grupos que competem em jogos de conhecimento, os times são orientados sobre seus objetivos do dia, da semana e do bimestre, por exemplo, que podem incluir tarefas para casa, participação durante as aulas, pesquisas, envolvimento em debates e outras atividades. É possível estabelecer etapas e pontuações por desafios vencidos, quando concluem uma ação, os alunos recebem pontos, caso não finalizem as tarefas, têm parte da pontuação retirada ou não recebem a recompensa correspondente. Com isso estimulam os estudantes e buscarem mais e mais informações para que possam vencer a disputa.

  1. A Gamificação na educação infantil

A gamificação na educação infantil possui alguns desafios, mas ao mesmo tempo, é uma forma de oferecer a criança atividades fora do ambiente presencial e que possa ser realizada juntamente com a família. É necessário ter um cuidado maior nessa faixa etária, pois há recomendações médicas da Sociedade Brasileira de Pediatria de não expor crianças menores de dois anos a telas (nem de forma passiva) e as 2 a 5 anos só serem expostas por no máximo uma hora por dia, com supervisão dos adultos. A solução para que a criança tenha essa experiência no ambiente virtual seria elaborar atividades curtas, e alternar atividades on-line com as off-lines, levando em conta que nem todas as crianças possuem acesso a internet.

  1. PRINCIPAIS BENEFICIOS DA GAMIFICAÇÃO

Não é só a escola que ganha ao inserir esse tipo de tecnologia no ensino, mas também os professores que têm mais recursos para ensinar e o aluno que consegue ter um aprendizado de mais qualidade e um desenvolvimento mais ágil. O ambiente lúdico torna o ensino mais prazeroso e o fato de ter avaliações instantâneas, faz com que o aluno reconheça seus erros e os corrija. Os jogos favorecem a adaptação dos alunos e abre espaço para a participação, afinal eles são convidados a interagir e praticar o aprendizado, o que reduz os esforços do professor para conquistar a motivação e o interesse do aluno.

  1. A gamificação na bncc

A BNCC entende a importância dos jogos na vida das crianças e adolescentes. O brincar é um processo natural do ser humano e pode, ao mesmo tempo, enriquecer e contribuir na formação integral da criança, pois através do brincar, as crianças se socializam, interagem e favorece a ampliação cognitiva, afetivo social e físico da criança. A BNCC estabelece dez competências (entre elas: Conhecimento, pensamento, cientifico, repertorio cultural, cultura digital) gerais que as crianças e os alunos devem desenvolver ao longo de etapas da Educação Básica e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. O uso da gamificação se torna positivo, pois ela corresponde a todos os aspectos exigidos nas competências da BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (364.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com