TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  29/7/2019  •  Dissertação  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 2

                Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental        

Nome:keila Eliza Grimberg

RGM:20805187

Atividade Reflexiva - Unidade: I

Polo: São Carlos

Somos todos Iguais: Vamos ensinar na escola o respeito à diversidade?

A responsabilidade do professor na escola vai além de ensinar conteúdos. Ele também precisa estar envolvido num trabalho direcionado na questão da pluralidade cultural. Este trabalho propicia aos alunos um comportamento democrático e um entendimento do direito e respeito à diversidade.

A sociedade brasileira é muito diversificada culturalmente e a escola é um ambiente onde os professores convivem com crianças e jovens e observam a existência da exclusão social e das discriminações por suas diferenças.

Os PCN ressaltam a importância do cuidado e atenção no tratamento desse tema:

Convém lembrar que, por se tratar de Ensino Fundamental regular, portanto de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é preciso especial atenção para trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades, voltados para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana, da consolidação democrática do Brasil, da valorização de todos os povos e grupos humanos que formam a população brasileira, do pleno respeito a todo cidadão, nas diferentes esferas da vida. Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes em cada região, localidade, escola, classe (BRASIL, 1997a, p. 22).

O trabalho na escola com o tema pluralidade cultural deverá partir inicialmente do respeito do professor diante da diversidade existente entre os próprios alunos. Logo após, é importante inserir o conceito de pluralidade cultural associado a um diálogo entre eles, levando sempre em consideração a individualidade e os valores de cada aluno para somente depois direcionar suas ações num trabalho coletivo em sala de aula.

No decorrer das atividades com os alunos, o professor deverá estar atento quanto á reflexão sobre sua própria práxis pedagógica, ou seja, ele precisa observar constantemente se a maneira como relaciona a teoria com a prática está atingindo os seus objetivos de aprendizagem. Esta observação é indispensável para que o professor possa fazer uma reorganização da própria prática a partir da reflexão.

A questão da diversidade precisa ser vista pelo professor como um momento de oportunidades para que os alunos possam conhecer suas origens, sua história como indivíduo participante e conhecer os outros grupos culturais. Dessa forma, a função do professor é valorizar a diversidade cultural e fazer com que os alunos tenham a segurança de expor, discutir, refletir sobre esta questão e que compreendam o próprio valor e também que possam respeitar as diferenças existentes entre eles.

Portanto, é fundamental que o educador tenha um comprometimento tanto no ensino dos conteúdos, quanto na formação dos alunos como cidadãos, a fim de prepará-los para a convivência em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (101.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com