TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

O Estágio curricular supervisionado tem como objetivo, a familiarização do aluno, estudante de pedagogia, com a rotina diária de um professor, a fim de entender elementos importantes como a prática e as atividades dos educadores e dos alunos.

Além do mais, é importante que os professores auxiliem na adaptação dos estagiários, para que eles realizem seu semestre com perfeição.

No entanto, é dever do estagiário cumprir com todas normas e funções estabelecidas, como uma troca ajudando a instituição.

Na escola em que realizei meu estágio pude perceber que a professora realizou o processo de “ação-reflexão-ação”, pois sempre apresentava materiais adicionais, buscando novas formas de ensino, para os alunos que apresentavam maior dificuldade em aprendizagem. Acredito que está realmente no caminho certo, pois não se contentava em saber que apenas parte dos alunos estavam aprendendo, a professora se empenhava para que todos os alunos possuíssem o aprendizado. Isso sim entendo como sendo uma profissional comprometida com o aprendizado dos seus alunos.

Um dos problemas que dificultam essa postura de práxis docente é a comodidade com que a maioria dos professores reproduzem suas práticas, repetindo ações, que há muito tempo são realizadas em sala e que contraria um paradigma critico, cuja finalidade é a utilização de métodos plurais e reflexivos como forma de compreender a realidade. É preciso que os professores ultrapassem essas barreiras, mostrando motivação e se esforçando na busca de um diálogo pedagógico É através do processo de reflexão-ação-reflexão que surge a práxis docente, pois que priorize a criticidade e a reflexão.

A práxis docente está presente na vida do professor que se propõe a assumir uma postura crítico-reflexivo a respeito de suas próprias experiências, fazendo uma leitura de mundo que beneficie as propostas de atividades que tenham a prática como ponto de partida e de chegada.   (São Paulo: Loyola, 2008. Vol.2.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com