TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  8/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Curso:  Pedagogia  

Instituição: Manhuaçu  MG

Nome:  Roberta  Florindo de Aquino Neves

RGM:  19270267

Escola: Municipal Vereador Walter Rodrigues        

Endereço:  Cota Emerick Dutra  N: 44 Centro Martins Soares MG

Escola:  Publica

Diretora : Márcia Nicolina Emerick Silva

Ensino Fundamental   3 anos

Escola bem organizada atende as crianças com um carinho tão grande, professores bem capacitados é organizados. Tudo lá é motivo te festinhas. ( temos o  Adeus fraldinha, que são para crianças que saem das fraldas.) também  temos  festinha para quando a criança larga a chupeta.

Trabalhei em uma sala em que a professora é muito carinhosa com seus baixinhos, cada dia ela tinha uma novidade, muito criativa, fazia vários bichinhos de EVA para a turma, pintavamos seus rostinhos cantávamos músicas.

Focos de observação para Educação Infantil

Por várias vezes tivemos brincadeiras com músicas como: A Bela Rosa Juvenil, comer  comer, galinha pintadinha, trenzinho para formar fila.

A música é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência ..

Trabalhamos com  o dia da árvore, cada aluno plantou um caroço de feijão no copo descartável As crianças fizeram uma apresentação do dia da água, com músicas e com balões azuis.

Foram contadas varias historinhas para as crianças, uma delas foi a Baratinhas de Ana Maria Machado, livro colorido cheio de gravuras, além de um momento prazeroso é interativo  tanto para o professor quanto para os alunos, foi um  processo de construção de sua identidade social e cultural.

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da criança amplia o universo de significados da criança e do hábito da leitura de sua vida, para concretizá-la.

Até mesmo os educadores que se dizem favoráveis à inclusão de pessoas com deficiência admitem exceções, alegando não terem o preparo necessário.

A escola precisa antes de tudo ter um preparo para receber alunos com tal deficiencia recebe-los com muito carinho A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação. A divisão só começa quando o assunto vai para o “como fazer”. Nesse momento, até os corações mais generosos travam. É difícil fazer algo para o qual você não foi preparado. Diante da falta de conhecimento e da diversidade de características físicas e mentais, a questão viaja do polo das boas intenções para o do pragmatismo duro. Como avaliar? Pode reprovar? Está tudo bem mandar para a sala de recursos?

Eu queria dar uns passos atrás. Não quero discutir o “como fazer”, mas falar de algo , qual deve ser o papel da escola para um aluno com deficiência? A resposta é simples e vale, no final das contas, para todos os estudantes. A escola deve garantir que uma pessoa, por meio do conhecimento organizado, tenha um lugar no mundo. Por isso, inclusão não é um favor feito a um aluno coitadinho. É direito do estudante e dever da instituição. Quando o Estado assume uma responsabilidade, ele se compromete tanto com os beneficiários da medida quanto com quem permite que ela seja possível. No caso da Educação, ele se compromete com o aluno e com você. Sem educadores preparados, a inclusão vira um direito vazio. Portanto, cobre formação e boas condições de trabalho. Coloque seus alunos com deficiência nos projetos da escola. Dê visibilidade aos desafios nas redes sociais. Faça barulho. Afinal, professores não são apenas as pessoas que transmitem conhecimento, mas que criam condições para que o aprendizado aconteça. E nenhuma tecnologia será capaz de oferecer isso a seres humanos.

O cuidar, temos na escola auxiliares para levar as crianças no banheiro, tem o horário do lanche, almoço é as 16:00 horas servimos a janta. A escola conta  um dentista 1 vez ao més .temos uma linda biblioteca uma área  com brinquedos para as crianças, temos sala de vídeo. Tudo bem preparado com muito carinho para nossas crianças.

Iniciação à Alfabetização e ao Letramento. A cada dia trabalhamos uma letrinha diferente, com um desenho para eles pintarem , colocamos uma fantasia , musicas, trabalhamos a coordenação motora deles, trabalhamos com leitura de Historinha etc.

O tema proposto para este trabalho refere-se ao Letramento na Educação Infantil no processo educativo na primeira infância, por meio de atividades do cotidiano do discente, e na construção de seus conhecimentos. Para tanto, o presente estudo expõem a diferença entre o que é a alfabetização e o letramento na Educação Infantil – EI. A metodologia aplicada se constitui em um levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no letramento e na alfabetização. Com o estudo chegou-se ao rascunho de ter uma Educação Infantil – EI, com o objetivo de cuidar e educar, e que o ato de ler e escrever deve começar a partir da primeira infância para que os mesmo consigam uma compreensão muito abrangente de ler o mundo, e por fim o estudo apresenta sugestões para que o letramento ocorra no dia a dia. Quando a criança ouve uma música, ela aprende uma canção, brinca de roda, participa de brincadeiras rítmicas ou de jogos de mãos recebe estímulos que a despertam para o gosto musical, o despertar que floresce o gosto pelo som, ritmo, movimento., introduzindo em seu processo de formação um elemento fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com