TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade I - ¿Qué Observar en las Clases de ELE?

Nome: Geovane Terezinha Murillo Ronsani   RGM: 18861601

Atividade Reflexiva I – Um “Bom professor”, o que é preciso levar em consideração?

Passamos por tempos que nunca iríamos imaginar, nos quais os modelos que estávamos dominando sobre o ensinar e o aprender exigiram mudanças radicais. A formação docente necessária é a reflexiva, aquela que parte das experiências concretas dos professores, questionando a própria prática.

 A pandemia serviu para repensarmos nossa formação docente, entendemos que não podemos partir de zero, como se fôssemos depósitos vazios, como tão bem Paulo Freire nos ensinou quando escreveu a respeito da educação bancária. Nossa formação é reflexiva, que parte das experiências concretas, questionando a prática, por meio de ambientes colaborativos.

Para ser um “bom professor”, não tem nenhuma regra a ser seguida, mas com certeza este deverá estar comprometido e certamente, gostar do trabalho que faz e com isso, demonstrar o quanto quer educar pessoas para serem capaz de resolverem qualquer tipo de situações-problemas que lhes surgirem no decorrer de suas vidas. Há por parte desse professor uma reorganização de sua prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido.

Sua prática deverá ser desenvolvida quando o educador desempenha seu papel com afeto e empenho, os educandos renderão mais, e serão seguramente, pessoas com comprometimentos, visto que eles são a imagem do que veem. No entanto, os educandos que se de param com aquele profissional da educação sem nenhuma motivação para ensiná-los, crítica sempre, a sua aula, certamente não poderá ser atrativa e nem renderá, os educandos com certeza, uns não serão tranquilos e sim, agitados, pois o professor não faz a sua parte, que é o de ensinar e acalmá-los quando alguns estão muito agitados, isso atrapalha e muito o bom andamento do processo ensino aprendizagem, com isso, os alunos também não vão fazerem a sua parte que é o de ficarem atentos a explicações dados por seu professor, como já citei antes que os educandos são a imagem do que veem.

As leis são criadas para serem cumpridas e respeitadas pelos educadores, porém não vai capacitá-los e nem proporcionarem materiais apropriados, porque para fazer um excelente trabalho ele tem muitas vezes, que pagar do seu próprio dinheiro os materiais adequados para dar uma aula diferente, e o que ele tem em troca? Salas com muitos alunos, cobranças administrativas, é pressionado por parte dos pais, direção entre outros fatores. O educador é sem dúvida alguma, um excelente profissional naquilo faz. Ainda que existam muitos problemas, ele tem a capacidade de mudar uma criança, transformando-a em um adulto cauteloso para desempenhar suas funções no grupo ao qual pertence.

Com a pandemia o meu trabalho mudou muito, passei usar constantemente a internet e com isso, a utilização dos recursos digitais, a utilização da tecnologia está fazendo parte do meu dia a dia de trabalho, coma as aulas remotas

Uma das facilidades que encontrei foi o de trabalhar em casa e também, a vantagem de possibilitar e o de levar uma diversidade maior de opções de ferramentas para os alunos. Sendo possível ensinar sobre um assunto e ir bem além do livro didático e do caderno. Outra vantagem foi o de aprender novas metodologias, por perceber que isso, certamente vai aproximar mais os professores de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com