TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Ariadne Pereira Silva

RGM: 30213011

Atividade Reflexiva II.  

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação? 

Na educação em primeiro lugar devemos fazer que a criança tenha uma rotina na escola, na sua casa aonde ela estiver para que ela entenda que a organização é um primeiro passo para o conhecimento e para a vida como no cumprimento de suas atividades diárias no seu desenvolvimento, independência e da sua autonomia.

O professor na educação infantil deve adentrar no mundo da criança utilizando um mundo educativo como uma aula lúdica utilizando jogos, brincadeiras, desenhos, filmes e histórias para que a aula chame atenção desse aluno principalmente a música que eles amam. Para que essa rotina aconteça devemos ver a criança como um ser histórico e social capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos, amizades e identidade cultural.

Na escola essa rotina deve ser um trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecida e atividades do cotidiano na qual deve ser organizada da melhor forma possível como horário da acolhida, horário da chamada, horário da roda da leitura, horário da hora do brincar, horário do lanche, horário da higiene.

Cada atividade tem sua importância na Educação Infantil como a hora da chegada na sala de aula, a forma de cumprimentar as crianças como cantar uma música de chegada, pois assim com o tempo essa criança percebe que é o horário do início da aula, a música do lanche, a música da visita na sala de aula como outra pessoa que não faça parte dessa sala de aula como o diretor, coordenador ou outra pessoa que a adentrar nesse mundo. No horário do lanche podemos colocar na rotina a alimentação e a higiene que na qual ela irá perceber que é muito importante que antes dela se alimentar é fazer a higiene pessoal, devemos colocar dentro dessa rotina o demostrar o cuidado com o planeta para que faça o uso com cautela na utilização da água para lavar as mãozinhas e nesse momento podemos utilizar uma música para esse momento. Depois do lanche também o escovar os dentes demonstrando uma forma de auto cuidado

A utilização de livros infantis com muitas ilustrações, parlendas em roda faz com eles ativem a vontade de conhecer mais e mais o nome, números e sobre a história em si.

Não podemos esquecer que essa rotina tem quer ser prazerosa e com base na idade dessa criança e que ela se sinta bem nesse ambiente escolar. As atividades lúdicas é a melhor forma de trabalhar na educação infantil, em creche ou pré-escola, devendo ser desenvolvida o seu social, cognitivo e psicológico dando a essa criança um poder maior de interesse nas atividades de rotina dentro da sala de aula e essa aula deve ser muito bem planejada pelo professor atendendo a necessidade dessa criança no mundo pedagógico.

O professor na educação infantil, deve levar em consideração que tudo vira brincadeira e que toda brincadeira tem fundamento, brincadeira é o eixo da educação infantil e a partir dela a criança também aprende.

.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com