TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Rafaela Augusta Cândida Reis

RGM: 12823457

Disciplina: Prática de ensino em gestão educacional

Atividade reflexiva 1

Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.

Nesta atividade comentaremos duas metas da PNE, se já foram cumpridas ou se poderão ser concretizar ate o final do prazo.

META 4

Educação Especial/Inclusiva

A meta 4 da PNE visa: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

A escola é um espaço onde os estudantes podem interagir, aprender e se desenvolverem socialmente, e por isso é direito de todos os alunos frequentarem a escola regular, independente de suas limitações.  Para que a meta 4 seja efetivada é necessário um esforço conjunto entre família, comunidade, escola e governo, pois é necessário uma conscientização das pessoas quanto aos direitos dos alunos especiais de frequentarem a escola regular e que suas dificuldades não são limitadores dentro das salas de aula e sim norteadores para uma sociedade democrática. Também se faz necessário um aporte de recursos financeiros do governo para as escolas para que essas possam criar espaços adequados e acessíveis para os alunos e programas de treinamento para uma capacitação adequada dos profissionais para receber e trabalhar com esses alunos de acordo com suas necessidades e limitações, de forma que eles consigam participar das atividades e se desenvolverem como todos os outros alunos.

Nos últimos anos vimos um crescente numero de alunos com necessidades especiais matriculado nas escolas regulares, em 2020, expressivos 93,3% dos alunos com necessidades especiais estavam matriculados em escolas regulares, de acordo com o Censo de Educação Básica. Porém, a universalização até 2024 não parece ser uma meta viável a ser cumprida, pois ainda é necessários fazer muitos ajustes nas escolas, tais como: estrutura física, capacitação dos profissionais e estratégias de ensino, para que os alunos possam participar das aulas com respeito e igualdade. Portanto, é preciso mais alguns anos para que esses ajustes sejam feitos, para garantir a presença e permanência desses alunos atípicos nas escolas regulares.

Meta 05

Alfabetização

 A meta 5 visa Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A importância da escola para diminuição das desigualdades na comunidade é indiscutível, e a alfabetização é um importante passo para que isso ocorra. A sociedade demanda cidadãos capazes de se comunicar, vivemos em um mundo letrado e a alfabetização é essencial para que se possa entender o sentido de algo que ouviu/leu ou comparar informações, por exemplo.

Esta meta esta distante de ser cumprida, em 2016 os resultados da ANA mostraram que 54,73% dos alunos com mais de 8 anos estavam em níveis insuficientes de leitura. Com a pandemia do COVID-19 afetando as aulas em 2020 e 2021 os alunos foram extremamente prejudicados, visto que nem todos conseguiram ter acesso às aulas remotas ou meios adequados para acompanha-las e conseguir assimilar o conteúdo com elas. Em 2022, com o retorno das aulas presenciais será necessário um empenho maior da escola, professores, família e aluno para conseguir retomar de onde pararam e tentar diminuir a lacuna criada por esse tempo em pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com