TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Simone Aparecida Messias Ferrarez

RGM: 28913671

Instituição: Cruzeiro do sul/ Unicid

Data:

Curso: Pedagogia

Disciplina: Pratica de Ensino nos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Atividade: Atividade Reflexiva I

O trabalho foi realizado através da observação de um material que tem como finalidade o respeito mutuo e a conscientização dos alunos sobre a diversidade. Ele foi colocado na plataforma “you tube”, e encontra-se disponível através do link:

Competência analisada: Repertorio cultural- valorizar e fruir das manifestações artísticas e culturais, dos locais as mundiais e também participar de praticas diversificadas das produções artístico-cultural. (Repertorio cultural).

O projeto encontrado, foi realizado pela escola de Educação infantil e Ensino Fundamental “Escola Geração”.  Como metodologia de ensino, os professores criaram um vídeo onde os alunos do 4° ano recitam o poema DIVERSIDADE, do autor Bráulio Bessa.

Segundo a BNCC, as competências permitem que o aluno possa ter habilidades que irão ajudá-lo a resolver questões e situações cotidianas. Apesar do projeto nos remeter a idéia da valorização cultural, podemos destacar outras competências implícitas no mesmo trabalho:  O pensamento critico ( formação de opinião), o conhecimento ( sobre a importância do respeito ao próximo),comunicação ( transmissão desses pensamentos e opiniões), cultura digital ( ao utilizar novas tecnologias  digitais para a apresentação do projeto) e argumentação  e defesa do seu ponto de vista.

Podemos observar no vídeo,  que os alunos compreendem a mensagem que estão passando,  por estar transmitindo através de um recurso interessante, e também podem alcançar outros públicos que acessam a plataforma, dando credibilidade para  a metodologia de ensino escolhida para o desenvolvimento do tema.

REFERENCIAS

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: :http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 10 de abril de 2022.

Projeto Diversidade CulturalDisponível em: :  . Acesso em 02 de abril de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com