TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva I

Por:   •  3/6/2021  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: MAYARA DO ROSÁRIO VASCONCELLOS PELOGIA

RGM: 24649937

Instituição: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Data: 02/06/2021

Curso: FORM. PED. GRAD. NÃO LICENCIADOS - FÍSICA

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 20h_Turma_01_022021

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I

Quando pensamos o ensino de ciências na atualidade, a primeira palavra que nos surge à mente é: desafios. Isso porque a realidade complexa impõe dificuldades àqueles que pretendem adentrar-se pelos caminhos da educação cientifica. Por outro lado, a Didática das Ciências, nas últimas décadas, tem se constituído uma profícua área de pesquisa, cujos principais resultados podem orientar os professores de Ciências ao enfrentamento desses desafios da prática”.

De acordo com essa ideia de Martins (2005), discuta a importância da prática de Ensino em Ciências para superar esses desafios e como o estágio supervisionado poderá ajudá-lo na prática docente. Além disso, reflita sobre o seguinte questionamento: Professor de Ciências: uma atividade fácil ou difícil de ser realizada? Para embasar melhor sua reflexão, você pode trazer exemplos, ao menos, algum dos itens a seguir: um artigo científico com um breve comentário sobre o mesmo, correlacionado ao tema proposto, três comentários crítico-reflexivos, dois vídeos relacionados ao tema e com uma breve descrição de cada um e uma notícia que relate alguma prática de ensino que permitiu superar os desafios da atuação docente (pode ser um estudo de caso também)

A   Prática   de   Ensino   nos ensina a teoria do que é ser um professor, como podemos nos desenvolver, pessoal e profissionalmente, e o que podemos aplicar na nossa experiência educacional, sem deixar de levar em consideração a importância do ato de ensinar em si e as sutilezas e nuances de suas ações.

Durante muitos anos, foi utilizado o método de ensino em que uma aula consistia em um professor orador e diversos alunos receptores e repetidores de mensagens, sem apelar para o mundo em que os próprios alunos estavam inseridos, suas experiências e sentimentos. De acordo com Costa   e Batista (2017), “é   muito   comum   no   cotidiano   escolar, nós, professores, notarmos a dificuldades dos nossos alunos  em  associar  o conteúdo  transmitido em sala  de aula com  a  sua  própria realidade  à  volta”. Visando superar essa barreira na compreensão do conteúdo e a forma como ensinamos Ciência, a Prática de Ensino em Ciências é de suma importância, pois aliada ao estágio supervisionado nos mostra a realidade e desafios presentes em sala e como, dependendo de diversos fatores externos, para cada aluno, para cada escola, somos diversos professores em apenas um, visto que as necessidades se mostram distintas de acordo com o contexto em que estão inseridas.

De acordo com Santos Filho (2010), “A formação docente se dá muitas vezes pela prática em sala de aula, a partir da relação feita entre teoria e prática e na reflexão diária de seu exercício”. É dessa forma que o estágio supervisiona contribui ativamente no processo de formação de meros profissionais da educação em professores educadores, é através dele que o futuro profissional entra em contato com sua área de atuação.

        Quanto a discussão de se ser professor de ciências é fácil ou difícil, podemos inferir que existe a dificuldade sim, na transmissão do conteúdo e em correlacionar seus conceitos com a realidade cotidiana, dificuldade essa muitas vezes criada pela incapacidade de nós, como educadores, flexionarmos nossa prática de ensino, na crença de que o se o método utilizado uma vez deu certo, sempre o dará. Porém, no mundo globalizado e repleto de tecnologias esse ensino foi facilitado pois podemos nos armar de recursos auxiliares ao ensino de forma a transformar a aula com dinamismo e até mesmo diversão, conceito que muitos distanciam do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com