TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autoestima e os Relacionamentos no Contexto Escolar

Por:   •  13/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

Autoestima e os relacionamentos no contexto escolar

1. Tema de interesse

Autoestima e os relacionamentos no contexto escolar

2. Delimitação do tema e sua relevância:

Uma escola estadual do município de Gravataí preocupa-se em específico com as turmas do 5º ano Ensino Fundamental, com relação à baixa autoestima.

Foi observado um número grande de crianças entre 9 e 10 anos que: participam com menos frequência das atividades escolares, encaram o ensino como uma obrigação, reclamam da rotina monótona, tem dificuldades em obter uma opinião positiva sobre os outros, são vulneráveis nas relações com os colegas, atingidos por críticas, culpas ou xingamentos, dificuldade em iniciar contato com pessoas, são propensos a achar que as pessoas não gostam dele e ressaltam muitos “defeitos” em si mesmo.

A realização de um projeto enfatizando a autoestima e as relações interpessoais com crianças de 9 (nove) e 10 (dez) anos é um desafio.  Para tanto partimos do principio de que a escola é um lugar de convivência, construção de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, ressaltando para as diferenças e limitações.

Dessa forma o presente projeto justifica a necessidade urgente de socializar as crianças no espaço escolar, oferecendo não só a aprendizagem básica, mas também promovendo o debate e a reflexão sobre o que é cidadania e outras atividades, que venha contribuir para a sua formação social e educativa.

3. Pergunta de pesquisa

Quais fatores levam alunos a se isolarem, não participando de algumas atividades e não se inteirando com seus pares no ambiente escolar?

 

 4.1. Objetivo geral

Elevar a autoestima da criança estimulando a um melhor convívio escolar oportunizando a realização de atividades de inclusão social.

4.2. Objetivos específicos:

  • Valorizar a história do aluno;
  • Incentivar o autoconhecimento;
  • Promover o debate sobre o tema proposto;
  • Oportunizar a reflexão sobre as diferenças.

5. Metodologia

A escola precisa estar mais consciente na atualidade de sua influência e importância na formação da autoestima de suas crianças e jovens, e o professor em sala de aula é o profissional mediador desse processo.

Metodologia no processo de trabalho com os alunos em sala de aula:

Valorizar a história do aluno:

  • Momento da apresentação
  • Cada um vai fazer uma redação “Quem sou eu”

Incentivar o autoconhecimento

  • Reflexão em frente ao espelho.
  • Conversa sobre quem sou eu. Hora de falar e ouvir

Promover debate sobre o tema proposto

  • Falando de cidadania

Oportunizar a reflexão sobre as diferenças

  • Eu e você, nós somos diferentes.

6. Instrumentos de coleta de dados (bibliográficos)

O tema proposto será através de coleta bibliográfica, conforme segue.

 

Autoestima

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.

A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").

Autoestima e a família

O envolvimento positivo com os familiares é um ponto fundamental para o desenvolvimento da autoestima da criança e do adolescente. Sentir-se ou não amado pelos pais faz muita diferença, é o que diz Assis e Avanci, “ambientes familiares hostis produzem um prejuízo à existência humana, influenciam no bem – estar e na saúde mental (2004, pg.161)”.  

Muitos aspectos da família como nível de escolaridade dos pais, ordem de nascimento, nível socioeconômico, relacionamento familiar tem impacto na formação individual da criança.

Toda criança nasce com necessidade de respeito, aceitação e aprovação e é essa necessidade que as fazem gostar de si mesmo.  Quando ela gosta de si mesma obedece a seus pais e professores, pois só se aprende a respeitar quando aprendemos a nos respeitar. Por isso a família tem um importante papel no desenvolvimento psicológico dessa criança.

A criança na sua infância se desenvolve por modelos principalmente de seus pais e muitas vezes recebem rótulos sem a oportunidade de construírem sua autoimagem, ela por sua vez não faz questionamentos e fazem de seu “eu” um autorretrato que muitas vezes é correto outras vezes não.

Autoestima e a escola

... a escola precisa ajudar toda criança a se autoconhecer, pois assim sentir-se-á apoiada em bases firmes sobre as quais construirá sua vida e saberá identificar o que necessita ser mudado e como realizar essa mudança. (Antunes, 2003 p.21). 

O maior sucesso de crianças e adolescentes nas suas relações interpessoais se dá na escola.

Na escola acontecerão às trocas, a criança aprenderá a conhecer o mundo e relacionar-se com ele, terá suas reações e determinara sua postura diante das outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (200.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com