TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação da Aprendizagem Escolar

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE VARGEM GRANDE PAULISTA

PLANO DE DEPENDÊNCIA – 2. Semestre

ATIVIDADE 3  Produção de um projeto sobre o tema “A avaliação da aprendizagem escolar”.

Aluna: Daiane Cardoso dos Santos

Curso: Pedagogia

Disciplina: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Professor Responsável: Vanusa Alves Rodrigues

1.Introdução

          A avaliação é uma prática pedagógica que atualmente tem uma proposta diferente da década passada onde era usado para classificar turmas e definir quais os alunos são bons e quais são os que precisam de acompanhamento e reforço porém esse modo está ultrapassado hoje está voltada para uma melhor preparação e formação de cidadãos aptos a formarem suas próprias ideias porem o sistema de ensino preocupa-se com as aprovações e reprovações dos alunos, tornando a avaliação algo mais motivador que traz resultados positivos para o ambiente escolar.

          O objetivo desse projeto é de manter uma organização dos modelos avaliatórios de modo a aplicá-los em um momento propício e de maneira objetiva individualmente e coletiva. Levando em consideração o nível educacional e de desempenho de cada um e realizar comparações para saber se o assunto aplicado foi assimilado de forma correta e fazer sempre que necessário uma opção corretiva quanto ao modelo aplicado se está sendo efetivo e importante para o desenvolvimento.  

2. Métodos de avaliação

          Levando em consideração que a avaliação se relaciona fortemente com poder, esse método seria utilizado para controlar os alunos já que é na avaliação que definimos de zero a dez o quanto o aluno aprendeu, mas que a questão de nota não interfere na vida escolar e na atribuição das atividades.

2.1 Tipos de avaliação

2.1.1 Atividades Semanais;

          Serão corrigidas pelo professor a fim de acompanhar o desenvolvimento do aluno e sanar as eventuais dúvidas ou dificuldades que possam ter no decorrer da atividade.

Objetivo: Avaliar evolução da aprendizagem e proporcionar interesse pela matéria.

2.1.2 Provas Mensais;

          Serão aplicadas a fim de contribuir para a rotina de estudos em casa e na organização das atividades estudadas em classe de aula e um método eficaz para alertar sobre possíveis dificuldades dos alunos.

Objetiva – Ajuda a avaliar o quanto o aluno aprendeu sobre a matéria e ajuda a criança a se preparar melhor para responder algo breve e importante.

Dissertativa – Contribui para verificar a capacidade de identificar possíveis problemas e ajuda o aluno a expor suas habilidades de interpretação e expressão do conteúdo.

Objetivo: Avaliar a média da classe em relação ao desempenho de cada um e analisar possíveis erros para serem corrigidos.

2.1.3 Trabalho em Grupo;

         Serve como forma de avaliar o trabalho coletivo e proporcionar aos alunos trabalhar junto com outro colega ensinando sobre cooperação entre as partes para a melhor execução de uma determinada atividade (escrita, oral, corporal e etc.) com a intenção de incentivar a socialização e integração de todos.

Objetivo: Observar capacidade de organização e realização do proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com