TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INCENTIVO A LEITURA

Por:   •  25/7/2022  •  Artigo  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 11

BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INCENTIVO A LEITURA

 

SCHOOL LIBRARY AS A SPACE FOR READING INCENTIVE

Luciana

Resumo

A leitura amplia os conhecimentos traz novas possibilidades de mundo. Eleva o nível de entendimento deste, e ampliando a visão do indivíduo, e de suas ações gerando um comportamento mais crítico diante do texto, sintetizando cada estudo realizado.

É perceptível a importância da biblioteca no crescimento e aprimoramento físico, intelectual, espiritual e social do indivíduo no decorrer de sua vida. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a biblioteca escolar e seu papel no incentivo a leitura, identificando como o uso adequado da biblioteca escolar contribui no processo de formação dos leitores; e como objetivos específicos, conhecer o ambiente da biblioteca escolar, caracterizar os usuários da biblioteca, conhecer os motivos que levam os usuários a utilizar a biblioteca, descrever o papel do bibliotecário no incentivo à leitura. Para alcançar estes objetivos, a análise do tema, tem na pesquisa bibliográfica, sua principal metodologia para coleta de dados. São analisados textos em concordância com os objetivos definidos, em diversos suportes que contribuíram para que se chegassem possíveis conclusões. O trabalho contribuirá, portanto, para uma maior valorização da biblioteca escolar, com vistas ao incentivo à leitura e a presença do bibliotecário neste ambiente.

Palavras-Chave: Leitura. Boblioteca Escolar. Bibliotecário

Abstract

Reading expands knowledge and brings new possibilities to the world. It raises the level of understanding of this, and expands the individual's vision, and their actions, generating a more critical behavior in front of the text, synthesizing each study carried out.

The importance of the library in the physical, intellectual, spiritual and social growth and improvement of individuals throughout their lives is noticeable. Thus, this work aims to present a discussion about the school library and its role in encouraging reading, identifying how the proper use of the school library contributes to the process of training readers; and as specific objectives, knowing the school library environment, characterizing library users, knowing the reasons that lead users to use the library, describing the librarian's role in encouraging reading. To achieve these objectives, the analysis of the theme has bibliographic research as its main methodology for data collection. Texts are analyzed in accordance with the defined objectives, in various supports that contributed to reaching possible conclusions. The work will, therefore, contribute to a greater appreciation of the school library, with a view to encouraging reading and the presence of the librarian in this environment.

Keywords: Reading. School Library. Librarian

.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a biblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura. O interesse por este tema surgiu a partir de algumas observações no ambiente escolar em minha comunidade. Nesse ambiente verifiquei que o aluno ao procurar a biblioteca não encontrava um profissional especializado, ou seja, um bibliotecário para prestar as orientações necessárias ao estudo e à pesquisa, e que muitas vezes o aluno deixava a biblioteca visivelmente desestimulado por se deparar com algumas dificuldades. Sendo assim, percebi a necessidade de pesquisar sobre esta temática, principalmente no que diz respeito à função da biblioteca escolar no processo de incentivo à leitura.

Atualmente, a Biblioteca ainda é vista como um espaço onde predomina o silêncio, normas e regras. Um local apático e sem dinamismo e que ainda mantém as mesmas características conservadoras da antiguidade. Contudo, é preciso mudar esta realidade para que a biblioteca seja um espaço interativo, dinâmico e de aprendizado educacional. A biblioteca escolar deve ser um local mágico, dinâmico, encantador e alegre, tendo como função essencial desenvolver o gosto e o hábito a leitura, incentivando e estimulando a aprendizagem, a criatividade e a comunicação dos alunos da comunidade escolar em que está inserida, com atividades que possam ampliar a vivência cultural de seus usuários.

Sendo a biblioteca um espaço de incentivo à leitura, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar como o uso adequado da biblioteca escolar contribui no processo de formação dos leitores; e como objetivos específicos, conhecer o ambiente da biblioteca escolar, caracterizar os usuários da biblioteca, conhecer os motivos que levam os usuários a utilizar a biblioteca, descrever o papel do bibliotecário no incentivo à leitura. O trabalho contribuirá, portanto, para uma maior valorização da biblioteca escolar, com vistas ao incentivo à leitura e a presença do bibliotecário neste ambiente.

Acreditamos que o resultado desse estudo fornecerá informações de grande amplitude para a reflexão sobre as ações culturais em biblioteca escolar e a competência do bibliotecário como agente cultural.

REFERENCIAL TEÓRICO OU JUSTIFICATIVA

  1. BIBLIOTECA ESCOLAR

A biblioteca escolar pode ser entendida como um espaço de aprendizagem, que tem como objetivo estimular a leitura, possibilitar o acesso, promover situação de contato com a leitura a todos os educandos, tornando uma alternativa de inclusão social.

Segundo Milanesi (1993) a Biblioteca é uma estrutura pela qual a „‟memória da humanidade pode ser mantida. É o local onde a produção do conhecimento humano é administrada por pessoas especializadas que não só as preserva como a organiza de tal forma que a menor unidade possa ser perfeitamente localizável”. Afirma ainda que é o lugar no qual a informação registrada é mantida, onde são preservados „‟[...]registros de sucessivas gerações[...]” onde é possível ordená-la e facilitar o acesso á mesma (MILANESI, 2002, p.9).

Válio (1990) define biblioteca escolar como sendo uma instituição que organiza a utilização dos livros, orienta a leitura dos alunos, coopera com a educação e com o desenvolvimento cultural da comunidade escolar e dá suporte ao atendimento do currículo da escola.

Conforme descreve o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 1976, p.158-163, a biblioteca escolar:

“Propicia informação e idéias fundamentais para o funcionamento bem-sucedido da atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A Biblioteca Escolar habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (220.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com