TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

No cotidiano da criança seus brinquedos e suas brincadeiras podem direcionar o desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois o brinquedo é a peça fundamental para o desenvolvimento infantil. Em situações de brincadeira, a criança constrói e simula a realidade, possibilitando um maior entendimento da relação e fatos sociais reais. O ato de brincar enriquece a criança, pois é o elemento essencial para a infância e para um aprendizado de qualidade e por isso que a brincadeira está presente em todas as culturas do mundo, cada um com suas particularidades. Partindo deste princípio a cultura lúdica vem demonstrar que o brincar tem grande importância para o desenvolvimento humano, e que está literalmente ligada a todos os âmbitos sejam eles culturais, educacionais e sociais essa abrangência contribui para o conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.

O objetivo principal deste trabalho é a implantação de uma brinquedoteca dentro de uma Escola de Educação Infantil, ou seja, o motivo deste projeto de ação é proporcionar atividades da cultura lúdica para as crianças que frequentam a escola. Proporcionar um espaço para brincadeiras espontâneas e privilegiado para as crianças descobrirem o mundo através das fantasias e imitações da realidade que a cercam nos seus cotidianos. A brinquedoteca é um espaço equipado para que haja um estimulo da criança para brincadeiras, por esse motivo este trabalho proporciona a brinquedoteca tecnológica onde possibilita o acesso das crianças a computadores, televisão de sensor, DVDs, livros sonoros enfim, diversos equipamentos tecnológicos para as crianças interagir Tudo isso e muito mais dentro de um ambiente privilegiado, onde tudo convida a experimentar, a sentir, inventar e a fantasiar, onde o faz de conta se torna possível e ao alcance dos olhos.

DESENVOLVIMENTO

Em Los Angeles, no ano de 1934 algumas crianças de uma escola municipal decidiram roubar uma loja de brinques e para solucionar esse problema criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedos como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje, chamado também de brinquedoteca. No Brasil, esse sistema começou a surgir em 1973 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde eram criados espaços com brinquedos para estimular as crianças a brincarem livremente em forma de rodízio dos mesmos. Esse projeto chegou com a intenção de melhor atender as crianças brasileiras e atualmente pode-se afirmar que já é um grande estimulador pedagógico do ponto de vista educacional

Desde o primeiro momento da vida criança tem necessidade de brincar desde e com o passar do tempo à idade pré-escolar chega e dentre muitas atividades que lhe serão impostas, estão às atividades recreativas que irão contribuir para um desenvolvimento físico, mental e social. Para isso a criança precisa de um ambiente aconchegante e acolhedor. A brinquedoteca vem para incentivar a criança a querer freqüentar o ambiente escolar, onde a criança possa brincar e desenvolver sua autonomia pessoal através de um espaço atraente, colorido, desafiador e com diferentes possibilidades de imaginação.

Com isso a responsabilidade do educador e de primordial importância para que este processo seja bem assessorado e monitorado, que este educador seja também um brinquedista, que tenha em sua formação conhecimentos pedagógicos, psicológicos, artísticos, e que tenha acima de tudo uma visão ampla sobre a criança. Partindo ainda do mesmo principio este educador devera ser uma pessoa sensível, com entusiasmo, determinação, habilidade e empatia, sendo a peça principal deste quebra-cabeça agindo não só como animador da “turminha”, mas também como observador e investigador das necessidades de cada um de seus alunos. As crianças além de se sentirem seguras e acolhidas por este profissional, que mostrará o ambiente, os jogos, brinquedos e materiais disponíveis, ao entrar no ambiente da brinquedoteca a criança deve ser tocada pela emoção das cores da decoração, a alegria e a magia do lugar devem ser visíveis para a criança poder explorar e sentir a sensação de cada brinquedo, tornando a atmosfera do espaço encantador e prazeroso. Para isso os educadores deste segmento devem analisar e acompanhar de perto o desenvolvimento da criança.

As crianças aprendem mais através das brincadeiras, o espaço da brinquedoteca não existe só para distrair as crianças e sim ensiná-las, a formação do ser humano o os vários períodos de transição, enriquece a capacidade de concentração, equilíbrio emocional, desenvolve a inteligência, valoriza os sentimentos afetivos. Além de socializar a criança com os demais, a brincadeira se torna importante, pois a criança aprende a se colocar no lugar do outro e também a representar papeis de “gente grande” que ira desempenhar mais tarde, bem como desenvolver capacidades intelectuais.

O brinquedo é peça fundamental no quebra cabeça do desenvolvimento infantil, sendo muito difícil excluí-lo deste processo. Em situações de brincadeira, a criança constrói a conseqüência de realidade, possibilitando um maior entendimento da relação e fatos sociais reais, o brinquedo contribui para esse processo. O objetivo da brinquedoteca é estimular a criatividade da criança em qualquer nível social ou cultural, deve ser um local onde, tudo se explora, se senti e tudo se experimenta, além de ser um espaço de aprendizagem e apoio pedagógico, com incentivos a brincadeiras, criatividades, faz de conta, a socialização, enfim, a brinquedoteca deve ser preparada de forma ampla e criativa, onde o brincar e o aprender e de livre acesso.

A importância de implantar uma brinquedoteca na Educação Infantil vem de encontro com a necessidade que o aluno tem de brincar, a função da brinquedoteca está nas questões pedagógicas, comunitária e social, pedagógico porque favorece a possibilidade de escolha de brinquedos bons e adequados para cada faixa etária para direcionar a utilização para cada uma das brincadeiras inseridas, eles são classificados, organizados e separados para cada faixa etária, para que os educadores possam levá-los para a classe e usá-los em determinadas situações de aprendizagem. Comunitária por que favorece a criança de baixa renda, a utilizar brinquedos e jogos que talvez nunca tivesse a possibilidade de brincar, faz parte da função social da brinquedoteca, essa interação e abrangência de todas as classes sociais e social, pois a criança propicia um melhor conhecimento de si própria, vivenciando as situações de vida no cotidiano com as outras crianças, essas experiências são essenciais para a construção do desse pequeno novo ser humano que está sendo formado, abrindo as possibilidades dentro dos aspectos motores, sociais, emocionais e cognitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com