TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 – Surgimento da brinquedoteca        4

2.2 – O surgimento da brinquedoteca no Brasil        4

2.3 – Características        4

2.4 – Tipos de Brinquedoteca        4

2.4 – Espaço Físico         4

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Brinquedoteca é o um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades educativas. A brinquedoteca oferece uma seleção de brinquedos e atividades em um ambiente rico em estímulos onde desenvolve suas potencialidades através de atividade lúdicas e educativas. Nos hospitais, as brinquedotecas têm como objetivo tornar a estada hospitalar da criança um pouco mais alegre e menos traumatizante. Nas escolas e creches é uma forma de distração e conhecimento, tornando o ambiente escolar um lugar mais agradável e empolgante de se estar.


  1. DESENVOLVIMENTO

Brinquedoteca (em Portugal ludoteca) é uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes mais potencialmente também adultos,tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro.

Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico playground por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos.

 

2.1 Surgimento da Brinquedoteca

A brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados unidos com finalidade de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja,com isso criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos,chamado de Los Angeles,Toy Loan ,como um recurso comunitário utilizado até os dias atuais.

2.2 O surgimento da brinquedoteca no Brasil

Em 1971 inaugurou-se o centro de habilitação da associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos, espaço que ganhou o nome de ludodeca, esse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes.

A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em 1981, com a criação da primeira brinquedoteca brasileira na escola para o ato de brincar atendendo diretamente as crianças.Em 1984 criou-se a associação brasileira ou brinquedotecas (ABB) responsável pelo crescimento da preocupação por todo o brasil.

2.3 Características

A brinquedoteca prepara o espaço do “faz de conta” para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponte que a criança se sinta esperada e bem vinda.

A ideia principal e valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimulando o desenvolvimento global das crianças: despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural, oferecer as crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de compra-los, possibilitando si a criança de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros.  A brinquedoteca é como um lugar de experimentação precisa do brinquedo.

2.4 Tipos de brinquedoteca

A brinquedoteca, como a biblioteca, atende vários tipos de público, observa-se que ela atua em situações ou lugares diferentes, destaca-se em diferentes papéis em escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com