TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARISA APARECIDA DE OLIVEIRA FRANCO

BRINQUEDOTECA

[pic 3]

Vitória

2015

MARISA APARECIDA DE OLIVEIRA FRANCO

BRINQUEDOTECA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Lucidade e Educação.

Profs. Marlizete Cristina Bonafini Steinle

Tutor eletrônico: Lilian Fabiane

Tutor de sala: Priscila Demunner

Vitória

2015


INTRODUÇÃO

                         Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por este motivo que nós propomos a pesquisar sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo”, passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos da inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem. Reconhecendo-se; a atitude de cooperação que conduz às parcerias, às trocas, aos encontros, mais das pessoas que das disciplinas, que propiciam as transformações, razão de ser da interdisciplinaridade. Mais que um fazer, é paixão por aprender, compartilhar e ir além.

        

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, a maioria das escolas Municipais de Educação Infantil, destinadas a receber crianças de quatro e seis anos de idade adota o modelo escolar. Porém são poucos os espaços para as brincadeiras livres e tampouco a brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e cálculo. Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem.

Então, perante essas considerações, a criação de brinquedoteca nas escolas e creches é uma grande ferramenta pedagógica para o ensino infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares.  Durante muito tempo, confundiu-se “ensinar” como “transmitir” e, nesse contexto, o educando era um agente passivo da aprendizagem e o educador um transmissor, sem interesse e acomodado a buscar novos caminhos de aprendizagem.

        A ideia de ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material e espaço pedagógico.

É nessa circunstância que a brinquedoteca surge, ganhando espaço, oportunizando novos meios, novas direções que torna a aprendizagem mais autêntica, mais prazerosa e estimulante, fatores estes que contribuiria por excelência como um instrumento pedagógico dando margem ao educador, trabalhar e estimular aprendizagem e, por conseguinte determinar o brincar como conteúdo dinâmico, colaborador para a formação infantil.

        Portanto, em nossa cidade existem 28 escolas Municipais que possuem brinquedotecas, sendo monitoradas por professores e coordenadores e do desempenho das crianças durante a execução das atividades na brinquedoteca.

PESQUISA

Na prática o trabalho se desenvolve no processo de ação/transformação onde as crianças constroem, criam e brincam, utilizando uma variedade de materiais com a orientação constante do professor, que participa ativamente dessa construção. Acreditamos como alunos, que o projeto da brinquedoteca, será conquistado por todas as escolas do Ensino Fundamental de nosso país. É um projeto que com certeza trará grandes contribuições em nossa ação pedagógica. Precisamos acreditar e também contar com nossas lideranças comunitárias e, juntos procurarmos transformar o nosso espaço social, acreditando sempre no benefício que a ludicidade traz o processo educativo.

Pesquisa 01

01 - Quantas escolas municipais existem na cidade?

         Resposta: 28 Cemeis.

 

02 - Dessas escolas, quantas possuem brinquedotecas?

         Resposta: 21.

03 - O seu município também possui brinquedoteca pública, hospitalar, itinerante, associações de bairros, em Universidades ou outras? Quais dessas modalidades existem?

         Resposta: Não.

04 - Existem brinquedotecas de caráter privado?

        Resposta: Não.

Pesquisa 02

01 - Qual a formação do brinquedista?

Resposta: Professor (P1 nível técnico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com