TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Boniteza de um Sonho

Por:   •  24/9/2019  •  Resenha  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

Keiliane Alves Sena

Regina Teixeira Barreto

 Tainá Maria de Amorim

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. (Educação Cidadã; 2)

Moacir Gadotti é brasileiro e grande atuante na área da educação, ele é graduado em pedagogia e filosofia, é mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra. É doutor honris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor titula aposentado na Universidade de São Paulo. Presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Possui uma vasta bibliografia entre artigos e livros publicados na área da educação.

 Entre eles está o livro Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentindo, um livro breve com pouco mais de cem páginas e dividido em oito capítulos onde, com uma leitura leve e de fácil compreensão, o autor disserta e traz até nós reflexões e questionamentos sobre a profissão e ação de ser professor nos tempos atuais. Em um mundo moderno onde a tecnologia tem facilitado o acesso as informações e conhecimento, onde a profissão de professor é tão pouco valorizada pela sociedade e políticas governamentais é cada vez mais presente o questionamento: Por que ser professor? O autor ainda apresenta dicas e exigências necessárias para se tornar um bom educador como a importância da reflexão e pesquisa sobre a pratica, a formação continuada e a necessidade de se reinventar e atualizar dentro dos novos modelos de educação.

No primeiro capítulo intitulado "por que ser professor", o autor trata dos desafios para a realização do ato de educar. Ele propõe uma discussão sobre o papel da educação, o que é ser educador? Aborda desafios enfrentados pelos professores e reafirma a esperança que “ainda alimenta essa profissão”, destaca a necessidade de os educadores perceberem a sua escolha como uma solução e terem o compromisso de educar sujeitos críticos que pensassem um futuro melhor onde professores tenham um reconhecimento maior, pois é impossível pensar uma sociedade sem a presença dos educadores, por serem eles os mediadores do conhecimento.

 Já no segundo capitulo “Crise de identidade, crise de sentido” o autor faz uma reflexão sobre a crise de identidade na profissão diante do sentindo de ser professor em um mundo onde a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na disseminação do conhecimento. Porém, o autor destaca a importância do educador em meio a todo esse processo, revelando ele como uma peça de fundamental importância para a mediação do conhecimento. Gadotti destaca a importância do professor de ser reinventar, para ele não há uma profissão morrendo e sim uma renascendo.

No capitulo intitulado “Formação continuada do professor”, que se compreende como o terceiro da obra, o autor afirma que os docentes devem investir na formação continuada para que o seu trabalho não seja unicamente escolar. Gadotti ainda especifica as exigências mínimas para a formação como a pesquisa, ação, organização, revisão e construção teórica. Considerando também que tais exigências estão previstas na legislação. O educador deve sempre buscar a renovação por meio da troca de experiências.

Seguindo a sua linha de discussão sobre a importância de o professor ser sujeito formador do seu conhecimento, o autor destaca no capitulo quatro “Ser professor na sociedade aprendente”, a diferença entre ter competência e habilidade, nos apontando a importância da reflexão para a um bom desempenho do trabalho. Para ser professor é preciso ser aprendiz em sua caminhada, é necessário aprender para ensinar e ensinar para aprender. Para que o educador aprimore seu conhecimento ele deve saber o que conhecer e como conhecer. Gadotti apresenta a relação professor e aluno onde ambos aprendem e ensinam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com